A escultura de Francisca Junqueira: expressão madura e elevada do pensamento humano

Emanuel von Lauenstein Massarani
21/11/2002 15:24

Compartilhar:


Francisca Junqueira possui um sentido sutil da beleza das formas, de sua pureza, o que a induz a composições repletas de movimentos nas quais a sinuosidade das linhas exprime a vivência do tema, com forte sentido de realidade materializado através dos volumes projetados na imensidão do espaço.

O espaço prospectivo da escultora é psicológico, a sua grafia cria formas abstratas, formas fechadas e circunscritas a linhas descritivas capazes de transformar os valores literários em motivos ornamentais que liberam uma musicalidade dissonante da massa da matéria.

Suas obras convergem numa busca expressiva que engloba em si mesma aqueles valores ideais e humanos que formam o tecido da existência; obras em que, por compactos que sejam os volumes, aparecem evidentes os sinais de uma elaboração plástica inclinada a vencer o peso da matéria.

Francisca Junqueira autora da escultura "Vitória", oferecida ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos do Cimento, realizou a obra moldando na massa monolítica em cimento uma intervenção que exprime, na sua rígida verticalidade, o solene e supremo gesto de Vitória.

Na sua lúcida análise estrutural, a artista conseguiu uma monumentalidade que se libera em direção ao infinito, através do gesto de ascensão exaltando a cerrada articulação dos volumes.

A figura, na sua essência construtiva, assume intrepidamente uma ampla presença: o braço levantado transforma-se em asa para alcançar, com um ritmo solene e musical, uma feliz concepção espacial. Nesse sentido, a escultura de Francisca Junqueira torna-se expressão madura e elevada do pensamento humano, abstração elegante e preciosa, tudo criando uma forte plasticidade.

A Escultora

Francisca Junqueira nasceu em 1951, em São Paulo. Iniciou seus estudos de arte em 1970, na Faculdade de Artes Plásticas - FAAP. Em 1979, especializou-se em Arte e Educação. Participou de workshops sobre arte e ensino na ECA - Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Cursou, também, História da Arte no MASP, em 1980.

A partir de 1982, participou de cursos e workshops com artistas plásticos nacionais, com Dudi Maia Rosa, Nícolas Vavlianos, Regina Silveira, Carlos Fajardo, Regina Mabe, Pedro Pinkalsky e José Rezende.

De 1982 a 1996, Francisca Junqueira realizou exposições coletiva em galerias e espaços culturais, tendo feito sua primeira individual em 1991, no Espaço Cultural Banco Central.

Mantém suas obras em acervo nas seguintes galerias de arte: Múltipla, Galeria Skultura e Arte Aplicada, todas em São Paulo.

alesp