Preservação de mananciais na Grande SP pode receber recursos do Banco Mundial


15/06/2005 11:54

Compartilhar:


Em encontro intermediado pelo deputado Donisete Braga (PT), nesta terça-feira, 14/6, em São Paulo, o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, José Carlos Rocha Miranda, garantiu que a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) vai analisar e, havendo viabilidade técnica, encaminhar pedido de financiamento do Banco Mundial, no valor de 271 milhões de dólares, para a execução do projeto de recuperação e preservação dos mananciais da Grande São Paulo.

Rocha Miranda solicitou o envio de um projeto com nova formatação e mais detalhes sobre as ações a serem implementadas, além da escolha de um órgão (agência) para acompanhar o desenvolvimento dessas medidas.

Por problemas técnicos, desde 2001, o projeto do governo estadual estava parado naquele ministério. Ele foi rejeitado por uma equipe técnica, que o considerou de alta complexidade, resultante do grande número de mutuários (sete), co-executores (dez) e entidades intervenientes (20). O Estado vinha insistindo nesse formato. Para o secretário, é necessário reavaliar, dentro da nova proposta, a participação do Banco do Brasil como tomador dos recursos, já que foram superadas as barreiras que impediam municípios de obter empréstimos externos.

Participaram da reunião, ocorrida na Sabesp, cerca de 30 pessoas, entre elas representantes do governo do Estado e das sete prefeituras envolvidas. Para o deputado Donisete Braga, "houve um grande avanço, as dúvidas foram dirimidas e o projeto começa finalmente a deslanchar". O coordenador do Programa de Mananciais da Sabesp, Ricardo Araújo, disse que naquele mesmo dia sua equipe daria início à elaboração da nova proposta.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp