Deputado quer transformar Horto Florestal de Mogi Mirim em estação ecológica


21/02/2005 16:14

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT) pediu ao Governo do Estado, por meio de Indicação, que realize estudos técnicos para transformar a Estação Experimental de Mogi Mirim, mais conhecida por Horto Florestal, em Estação Ecológica, nos termos da Lei Federal 9.985/2000. Segundo ele, a medida visa preservar os recursos naturais, da fauna e da flora, implantar pesquisa científica e acabar com a comercialização de madeira que é feita no local. "Hoje não se justifica mais o plantio de espécies como o Pinus e o Eucalyptus, visando a exploração florestal em prejuízo da flora e da fauna", justifica, acrescentando: "a unidade nem mesmo tem plano de manejo, o que contraria a legislação federal".

Com área de 146,80 hectares, parte dela no perímetro urbano, a Estação Experimental é ponto de lazer da população e nela não poderia haver qualquer forma de exploração já que foi classificada como área de preservação permanente pela Lei Orgânica do Município. O objetivo da sua criação, ou seja, produzir mudas florestais nativas e exóticas através do fomento ao reflorestamento para a produção de madeira de Eucalyptus spp e Pinus spp, em razão do avançado processo de devastação florestal existente e da crise energética, não se justificam mais, explicou o deputado, que preside a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.

Para ele, a medida se justifica pelo fato de a Estação Experimental de Mogi Mirim ser importante, não só por sua vegetação nativa e exemplares da fauna, coleção de espécies e experimentos florestais, como, também, por ser instrumento de comunicação sócio-ambiental.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp