Deputada propõe o Dia Estadual de Combate ao Agrotóxico


06/09/2011 13:33

Compartilhar:


A discussão sobre o uso de agrotóxico nas lavouras brasileiras ganha cada vez mais importância, principalmente quando se pensa em saúde pública, já que o Brasil está entre os maiores consumidores do produto no mundo e é o maior da América Latina. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, 80% das propriedades rurais no país usam defensores agrícolas.

Além disso, ainda há muitas limitações legais, de fiscalização e sociais para controlar a exposição dos trabalhadores rurais ao agrotóxico. Há, ainda, os problemas ambientais, que podem afetar a saúde de quem trabalha e mora no campo, como a contaminação do solo, de águas superficiais e subterrâneas.

Preocupada com o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras paulistas e com a possibilidade de contaminação, Ana do Carmo (PT) apresentou projeto de lei que cria o Dia Estadual de Combate a Intoxicação por Agrotóxico, a ser celebrado, anualmente, no dia 3 de dezembro.

Para se ter uma idéia do tamanho do problema, dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, no mundo, a cada ano, cerca de 3 milhões de pessoas desenvolvem doenças como câncer de mama e de próstata por causa da contaminação por pesticidas e a média de mortes no mesmo período chega a 20 mil.

A deputada lembra que o mesmo Censo de 2006 registrou mais de 25 mil casos de contaminação por defensores agrícolas, quantidade 300% superior aos dados oficiais.



anadocarmo@al.sp.gov.br

alesp