Deputada Prandi propõe programa de investimentos estaduais no Vale do Ribeira


19/06/2000 16:46

Compartilhar:


Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do Vale do Ribeira, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do governo estadual o desenvolvimento de um programa de investimentos na região, tida como a mais pobre do Estado. A deputada reivindica a realização de uma série de obras e projetos nas áreas de educação, saúde, transporte, pesca, agricultura, pecuária e cultura.

Essas reivindicações constam de 26 emendas que a parlamentar apresentou à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação na Assembléia. Elaborada pelo Governo do Estado, a LDO subsidia a elaboração do Orçamento, já definindo metas de investimentos. "É muito importante garantir agora as metas para aplicação de verbas estaduais num programa que visa o crescimento do Vale do Ribeira e a melhoria da qualidade de vida da população", afirma Prandi.

Entre as prioridades defendidas pela parlamentar está a execução de um programa de estímulo e modernização da agropecuária e da pesca artesanal. Este projeto se daria por meio de financiamentos e suporte técnico/tecnológico, visando o desenvolvimento de culturas alternativas. Além disso, Prandi também defende o incremento da piscicultura. "São mecanismos para geração de empregos e renda numa região paupérrima e carente de iniciativas como estas", explica Maria Lúcia.

Para a deputada, outra opção geradora de postos de trabalho seria o incremento do ecoturismo. "Para isso, são necessárias ações de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio natural, evitando a depredação de um dos mais belos e ricos recantos do planeta", enfatiza. Entre as propostas da parlamentar, destacam-se o levantamento das potencialidades naturais da região, a implantação efetiva da Estação Ecológica Juréia-Itatins, um Programa de Fiscalização e de Turismo Orientado no Alto Ribeira e um projeto de manejo sustentável dos recursos naturais e de educação ambiental.

Maria Lúcia Prandi também defende a viabilização de programas, que propiciem fontes alternativas de renda para a população residente nas áreas protegidas. "Assim, estas pessoas não terão o extrativismo como única fonte de sobrevivência", explica a parlamentar.

Na área da educação, a deputada propõe a implantação de escolas rurais e de um amplo programa de combate ao analfabetismo. "Enquanto a média estadual é de 11,28%, naquela região o índice de analfabetos chega a 20,78%", afirma a parlamentar. "Em algumas cidades a situação é ainda mais grave, como Barra do Turvo, onde 39,66% da população não sabe ler nem escrever".

Com relação à saúde, Maria Lúcia defende a melhoria do atendimento médico-hospitalar e a implantação de programas de combate à tuberculose e de saúde da família. "O Vale apresenta índices alarmantes, que demonstram a debilidade da saúde na região. A espera por uma consulta médica pode chegar a três meses e de cada mil crianças nascidas vivas, 42 morrem antes de completar um ano. No Estado mais rico da Federação, não é possível convivermos com uma situação assim", enfatiza a deputada Prandi.

Outra preocupação da parlamentar é buscar meios para garantir a melhoria do sistema de transporte no Vale do Ribeira. Construção e ampliação de pontes, pavimentação de estradas, instalação de um terminal rodoviário em Ribeira, ampliação e modernização do campo de pouso de Registro e extensão da malha ferroviária para passageiros estão entre as obras reivindicadas por ela.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 32886-6848/6854)

alesp