Parlamentar destaca progresso da habitação popular na Capital


31/03/2004 16:15

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Simão Pedro

O deputado Simão Pedro (PT) participou no fim de semana passada de importantes eventos ligados à habitação popular. No sábado, 27/3, o parlamentar esteve no Anhembi, ao lado da prefeita Marta Suplicy, do ministro das Cidades, Olívio Dutra, e do secretário municipal de Habitação, Paulo Teixeira, durante a solenidade de entrega de títulos de concessão de uso de áreas públicas regularizadas pela Prefeitura, que beneficiaram 40 mil famílias. Em seguida Simão Pedro acompanhou, em Itaquera, Zona Leste da Capital, a entrega a moradores da Cohab José Bonifácio de 1.500 escrituras. No domingo, na mesma região, o deputado participou, em Guaianazes, da cerimônia de assinatura de dois convênios para a construção de casas em regime de mutirão. Da tribuna da Assembléia, Simão elogiou nesta segunda- feira, 29/3, a atuação da Prefeitura de São Paulo na área da habitação. Segundo ele, em pouco mais de três anos, uma série de iniciativas importantes tirou milhares de famílias da situação de insegurança. "Loteamentos irregulares e áreas degradadas foram transformadas em bairros", disse o deputado.

Para ele, deve ser destacada a presença do ex-deputado estadual Paulo Teixeira à frente da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab). Simão citou números que ilustram a atuação de Teixeira na Pasta: com o programa "Bairro Legal", 160 áreas públicas foram transformadas em loteamentos, melhorando a qualidade de vida de 153 mil famílias. Atualmente, 36 favelas estão em processo de urbanização. Noventa e uma mil famílias receberam documentos oficializando suas moradias.

Outras 14 mil famílias são beneficiadas pelo Programa de Mutirão. "Oito mil casas estavam paradas desde a administração da ex-prefeita Luiza Erundina", disse Simão. Em conjuntos da Cohab, relatou o deputado, a entrega de escrituras chegará a 51 mil famílias, por R$ 250 cada uma. A Prefeitura está construindo, em convênio com o governo do Estado, 3,8 mil casas.

Outro feito da gestão de Teixeira na Cohab foi a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Habitação. "Agora, associações, sindicatos e empresários participam das definições da política na áreas habitacional", disse Simão.

spedro@al.sp.gov.br

alesp