Audiência pública debaterá crise da Varig e da TAM


24/06/2003 18:48

Compartilhar:


Da assessoria da Liderança do PT

Os deputados Emidio de Souza e Hamilton Pereira, ambos do PT, e Nivaldo Santana, do PCdoB, solicitarão que a Comissão de Relações do Trabalho realize, em nome da Assembléia Legislativa, audiência pública no começo de agosto para debater a fusão entre a Varig e a TAM - empresas aéreas brasileiras em crise financeira. O pedido será apreciado provavelmente na próxima reunião dessa Comissão, que tem como presidente e vice, respectivamente, os deputados Hamilton Pereira e Nivaldo Santana.

A decisão de debater a crise da Varig e da TAM aconteceu em reunião realizada nesta terça-feira pela manhã, 24/3, no gabinete da 1ª Secretaria da Assembléia, com representantes dos trabalhadores aeroviários, que temem perder os empregos com a fusão e não receber os direitos trabalhistas. Deverão ser convocados para a audiência pública representantes do governo federal e da direção das duas companhias aéreas.

A Varig e a TAM estão tentando um projeto de fusão para escapar da crise que ambas enfrentam. A Varig tem cerca de R$ 3 bilhões em dívidas, boa parte com o fundo de pensão Aerus, e a TAM teve no ano passado prejuízo operacional de R$ 600 milhões. Os representantes dos trabalhadores alegam que, principalmente em relação à Varig - que trocou quatro vezes de presidente em menos de um ano -, a fusão não resolverá os problemas de seus funcionários, pois a empresa não terá o controle da nova companhia. Temem ainda que, com a fusão, a companhia perca mais da metade dos cerca de 30 vôos internacionais em que opera atualmente.

Além do 1º secretário da Assembléia, deputado Emidio de Souza, participaram da reunião desta terça-feira Maristela Hespanhol e Wladimir Belisário Júnior, representantes dos deputados Nivaldo Santana e Hamilton Pereira, Reginaldo Teixeira, da Associação dos Pilotos da Varig, Valmir Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aeroviários, Nelson Pereira e Uébio José da Silva, respectivamente diretor financeiro e presidente do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo.

emidio@al.sp.gov.br

alesp