Acervo registra criação do município de Macatuba


23/02/2005 20:02

Compartilhar:


Divisão de Acervo Histórico

A história do Município de Macatuba tem em 4 de dezembro de 1923 um de seus importantes marcos. Nesta data o deputado estadual Elias Rocha apresentou o Projeto de Lei nº 48, que elevava à categoria de Município o Distrito de Paz de Bocayuva, então integrando o Município de Lençóis - hoje Lençóis Paulista - e fazendo parte da Comarca de Agudos. Junto com o Projeto foi encaminhada uma representação dos moradores no mesmo sentido. Observe-se que o nome que então seria dado ao novo município era o de Bocayuva, em homenagem ao histórico republicano Quintino Bocayuva. O Projeto nº 48, de 1923, foi aprovado pelo Legislativo Paulista e transformou-se na Lei nº 1.975, de 1º de Outubro de 1924, a qual estabelecia o município de Bocayuva. Anos mais tarde, durante a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, Bocayuva, por meio do Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de Novembro de 1944, foi transformada em Macatuba (ajuntamento da palmeira macaúba - que, aliás, nem existia por ali). Consta que a modificação não repercutiu bem entre os moradores da cidade que preferiam o nome Jauí - que significa rio dos jaús -, mas o novo nome acabou prevalecendo.

Entre a documentação anexada ao Projeto nº 48, de 1923 está este flagrante de uma partida de futebol travada em um campo, o qual ladeava uma plantação de cana-de-açúcar.

Esta imagem integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

acervo@al.sp.gov.br

alesp