Deputada defende uso de potencial hídrico para transporte coletivo


10/06/2008 08:45

Compartilhar:


A Região Metropolitana da Baixada Santista está de costas para seu potencial hídrico, que deveria ser aproveitado para a melhoria do transporte coletivo. O desabafo foi feito pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que desde 1996 cobra do Estado a implantação de novas linhas de travessia litorânea entre os municípios da região. A parlamentar protocolou nova indicação ao governador José Serra, defendendo ações para viabilizar a criação desses serviços.

"Temos verdadeiras avenidas marítimas que não são aproveitadas. O próprio Estado, por meio da Dersa, tem estudos que apontam a viabilidade dessas ligações, que trariam mais conforto à população, reduziriam distâncias, a emissão de poluentes e os congestionamentos na já saturada malha viária da Baixada", enfatiza a deputada. Ela defende a integração dos modais aquaviário, ferroviário e rodoviário como forma de melhorar a qualidade do transporte coletivo e reduzir o número de veículos nas ruas.

Segundo a parlamentar, esse é o único caminho para impedir que a região viva, num futuro não muito distante, os congestionamentos-monstro que acontecem na Grande São Paulo. "Em Santos, nos horários de pico, percursos que eram feitos em até 15 minutos hoje levam de 45 minutos a uma hora", aponta.

Na última semana, a deputada também formalizou ao governo estadual a proposta para que o futuro túnel subaquático entre Santos e Guarujá tenha espaço para a circulação de veículo leve sobre trilhos (VLT). "É a oportunidade para interligar toda a região, de Bertioga a Peruíbe, por meio do transporte coletivo", avaliou Maria Lúcia.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp