Crítica a declaração sobre prevenção da gripe


15/05/2009 14:00

Compartilhar:


Fausto Figueira (PT) criticou durante a sessão plenária do dia 13/5, a declaração do governador José Serra a respeito da gripe suína. De acordo com o parlamentar, o governador afirmou, em entrevista a uma emissora de tevê, que a doença é causada por porcos e se dá quando os animais espirram. Na ocasião, Serra também sugere como prevenção que as pessoas devam ficar longe do nariz do porco.

Conforme Figueira, o país vive um momento de importante discussão sobre a proliferação da gripe suína. "Eu não sei se porco espirra. Não tenho a exata noção de que os suínos são capazes de espirrar, mas o governador, que se coloca como o maior ministro da Saúde da história desse país, afirmar, como medida preventiva, que devemos ficar longe dos espirros dos porquinhos é uma barbaridade", advertiu o deputado.

Figueira criticou, ainda, a omissão da imprensa em relação à declaração de Serra. Para ele, se fosse o presidente Lula que tivesse se manifestado dessa forma, o assunto seria matéria de todos os grandes veículos de comunicação. "Eu não entendo esse preconceito em relação ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Lula. Por que essa a blindagem do governador Serra ao dizer essas barbaridades do ponto de vista epidemiológico e de orientação à população? Nada foi noticiado".



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp