Santa Rita do Passa Quatro: cidade de Zequinha de Abreu encanta pela beleza natural


30/09/2010 20:10

Compartilhar:

Cachoeira Três Quedas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/PASSAQUATROTresQuedas-EmersonR.Zamprogno.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrada Emerson R. Zamprogno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/PASSAQUATROentrada-EmersonR.Zamprogno.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Museu Zequinha de Abreu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/zequinha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Famosa por ser a terra do músico Zequinha de Abreu e pelo jequitibá rosa de aproximadamente três mil anos, Santa Rita do Passa Quatro é marcada pela tranquilidade e por vários atrativos naturais. A cidade foi uma das primeiras do Estado a ter luz elétrica. Naquele tempo, 1903, Santa Rita suavizava a escuridão da noite através de 180 lâmpadas de 16 velas. O número de lâmpadas na iluminação particular era de 300.

Não há dificuldade para o turista conseguir hospedagem na cidade que tem uma gastronomia variada. São diversas fazendas transformadas em hotéis e pousadas.

Um dos pontos turísticos de Santa Rita é a Usina de São Valentim está instalada à margem esquerda do Rio Claro, num desnível de 80 metros da Cachoeira de São Valentim. A casa de máquinas, situada próxima ao salto, tem acesso por uma escadaria com 352 degraus. Construída pela Companhia Força e Luz de São Valentim, suas obras foram concluídas em 1911. Sua concessão foi comprada pela Companhia Prada de Eletricidade em 1923 e, em 1973, foi transferida para a Companhia Energética de São Paulo - Cesp. Em 1976, a usina foi desativada e, em 1998, passou a integrar o acervo da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo.

A Cachoeira de São Valentim é muito usada para a prática do rapel e em diversos torneios que ocorrem na cidade. Já a Cachoeira Três Quedas, pertencente ao Córrego Passa Quatro, se localiza próxima às ruínas da Casa de Força da primeira usina hidrelétrica de Santa Rita.



O jequitibá



Localizado no Parque Estadual de Vassununga (Km 243 da Via Anhanguera), dentro de uma reserva florestal, se encontra o jequitibá rosa de aproximadamente 3.025 anos, 40 metros de altura e 3,6 metros de diâmetro. A quantidade de madeira é de aproximadamente 190 metros cúbicos, o que daria para construir uma média de 15.000 cadeiras.

O Morro do Itatiaia possui uma imagem de Cristo, capela, lanchonete e uma bela vista panorâmica para o Vale do Mogi, podendo-se avistar Tambaú, Porto Ferreira e Pirassununga. O local é bastante usado para a prática de voo livre (paragliding e Asa delta) e é palco de uma das maiores festas do município, "Independência ou Rock".

O Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu se encontra na antiga estação ferroviária de Santa Rita, com um grande acervo de discos, letras de músicas, móveis e instrumentos musicais que pertenceram a Zequinha de Abreu, famoso compositor nascido na cidade e autor de sucessos como Tico-tico no fubá e Branca.

Uns dos mais belos pontos turístico da cidade, o Deserto do Alemão é usado frequentemente por jipeiros, gaioleiros e motociclistas. O deserto é formado por uma grande erosão e dunas, o que proporciona uma bela paisagem com infraestrutura composta por quiosques, churrasco, banheiros, campo de futebol e outros.

O Parque Turístico Municipal é rodeado de muito verde e ar puro, um ótimo lugar para se acampar. Com infraestrutura voltada ao lazer e turismo, dispõe de ampla piscina para adultos e uma infantil, lagos para pesca, campo de futebol e de vôlei de areia, parque infantil, bosques e quiosque para churrasco.

O Jardim Ludovico Zorzo (Jardim do Lago) se localiza bem no meio da cidade e possui uma pista de caminhada em toda a sua extensão.

Santa Rita do Passa Quatro dista aproximadamente 250 km da capital paulista e o turista pode chegar ao municípiopela rodovia Anhanguera.

alesp