Frente discute implantação da Rede Nacional de Defesa do Idoso
A implantação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) será o tema da 28ª audiência pública promovida pela Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, sob a coordenação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT). A palestra será ministrada pelo advogado Flávio Crocce Caetano, coordenador da Subcomissão de Direitos da Terceira Idade da OAB-São Paulo. O evento acontece nesta quarta-feira, 22/3, a partir das 14h, no auditório Franco Montoro.
"Este é um momento importante para a consolidação dos direitos da pessoa idosa no Brasil. A implantação da Renadi vem sendo discutida por meio de encontros municipais e estaduais, que estão formatando as propostas para a 1ª Conferência Nacional do Idoso, marcada para o final de maio, em Brasília", explicou a deputada, que no último sábado participou da Conferência Estadual do Idoso.
Segundo a parlamentar, a Frente Pró-Envelhecimento Saudável não poderia ficar fora desse importante processo. "Nos últimos cinco anos, temos discutido as principais questões da terceira idade no país, elaborando propostas e colaborando na mobilização dos idosos como movimento organizado da sociedade. Também participamos ativamente do processo de aprovação e sanção do Estatuto do Idoso. Agora, nada mais lógico que o engajamento na construção da Renadi", argumentou Maria Lúcia.
Conforme antecipa Crocce Caetano, um dos méritos da implantação da Renadi é justamente sua construção a partir dos movimentos sociais de idosos, o que inclui conselhos, sindicatos, centros de convivência e organizações não-governamentais, entre outras. "O governo federal apresentou um texto base, que vai ao encontro de diretrizes nacionais e internacionais para o envelhecimento saudável. A partir desse eixo, as discussões prévias estão definindo propostas a serem levadas à conferência nacional."
Um dos pontos da Renadi será o Plano Nacional para Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa. "Este é um problema crescente, que precisa ser firmemente combatido", destaca a deputada Prandi, que luta pela criação de uma delegacia especializada para combate a crimes contra o idoso na Baixada Santista, uma das regiões do país com maior número de pessoas com mais de 60 anos de idade.
"O crescimento desse segmento populacional também implica o preparo do poder público para oferecer os serviços a essa demanda. Isto significa a necessidade de mais recursos, o que também será discutido durante a 1ª Conferência Nacional do Idoso", enfatizou a parlamentar. O Brasil já está entre os dez países do mundo com maior número de idosos. Em São Paulo, vivem cerca de 3 milhões de idosos, o que corresponde a mais de 20% da população idosa brasileira.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Meia-entrada: quem tem direito ao benefício?
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Alesp
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações