Deputado cria Frente Parlamentar de Defesa e Direitos dos Animais


25/07/2007 18:50

Compartilhar:


O deputado estadual Feliciano Filho (PV) protocolou, em 11/7, pedido para a formação da Frente Parlamentar de Defesa e Direitos dos Animais, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A frente será lançada oficialmente em agosto próximo.

Em sua justificativa para a criação da frente parlamentar, o deputado fala sobre o desrespeito e os crimes cometidos contra os animais. Estes crimes são praticados por pessoas comuns, mas também por prefeituras através de seus Centros de Controle de Zoonoses, ou canis que sacrificam os animais de forma cruel e sem necessidade. De uma forma geral, os municípios gastam três vezes mais para piorar um problema que cresce de forma geométrica, ao passo que poderiam gastar um terço para resolver a questão dos animais de rua trabalhando nas causas.

Outro tema abordado por Feliciano Filho é o tráfico de animais silvestres. Muitas vezes, matam pais para roubar os filhotes, e ainda os transportam dentro de tubos de PVC, em malas, em porta-malas de ônibus. 80% dos animais assim transportados morrem no trajeto. O tráfico de animais silvestres causa problemas ambientais, decorrentes da diminuição de sua presença na mata, uma vez que esses animais são responsáveis pela recomposição da mata ciliar, entre outras.

Temos, também, a questão dos matadouros clandestinos que sacrificam os animais sem respeitar a lei do abate sem sofrimento, onde os animais teriam que passar por um processo de insensibilização antes de morrer.

"Quantos animais estão sofrendo dentro de laboratórios de pesquisa há anos, dentro de um cubículo, sem o respeito, a atenção e o carinho, que qualquer ser vivo merece, sendo usados para testes que são crimes federais, quando existe método alternativo", afirma Feliciano Filho na proposta protocolada na Assembléia Legislativa.

Outra questão abordada por Feliciano foi o maltrato contra animais em diversos circos. "Quando vemos o elefante sentado num banquinho no circo, podemos imaginar o quanto ele foi torturado e por quanto tempo, até ser obrigado a fazer algo que está totalmente em desconformidade com a sua natureza", afirma ainda o parlamentar.

Com relação aos rodeios, Feliciano Filho, mais uma vez, marcou sua posição contrária, pois nesse tipo de espetáculos muitos bezerros quebram o pescoço e morrem na arena em decorrência da prova de laço. "Até quando assistiremos esses horrores contra seres indefesos que não tem voz e nem a quem recorrer? Na maioria das vezes o interesse comercial está por trás de todo o sofrimento dos animais", questiona o deputado.

Segundo Feliciano Filho, é urgente trazer esse debate para a Assembléia, que é uma Casa legítima para discutir assunto de tal relevância com a sociedade civil, as universidades e outros agentes interessados. Na Casa, o assunto poderá ganhar clareza e gerar subsídios para ampliar o discernimento da sociedade para que seja possível separar o interesse comercial do respeito aos direitos dos animais.

O deputado está em busca de apoio dos demais parlamentares e já conseguiu a adesão de 13 deles.

feliciano@al.sp.gov.br

alesp