Dito Preto receberá troféu em evento sobre Cultura Negra


19/11/2004 14:48

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Engler

O deputado Roberto Engler (PSDB) indicou o nome do cidadão barbarense Benedito Samuel Barbosa para ser homenageado na III Semana de Cultura Negra, promovida pelo Centro de Estudos Professor Milton Santos, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Criado com a finalidade de desenvolver estudos sobre políticas públicas contra o racismo, o Grupo de Negros da Assembléia há dois anos homenageia os afro-brasileiros que contribuíram para a busca da igualdade de direitos entre as raças. A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira, 24/11, às 19h30, no Hall Monumental, do Legislativo paulista.

"Dito Preto preenche todos os requisitos para uma merecida homenagem", declarou Roberto Engler. Após a premiação os convidados serão homenageados com a apresentação do grupo de reggae Arawak.

Histórico do homenageado

Residente no município de Santa Bárbara D'Oeste, Benedito Samuel Barbosa, conhecido como "Dito Preto", dedicou seus quase 60 anos a movimentos sociais visando a igualdade de direitos dos negros no Brasil. Natural de Piracicaba, fundou em 1989 a Associação Cultural Beneficente Quilombo da Paz, da qual foi presidente por 10 anos, e que busca o resgate histórico, a dignidade e a identidade da população negra diante da experiência de Zumbi dos Palmares, a quem trata como "mestre".

Benedito Samuel Barbosa é fundador de três importantes projetos. O "Batakoto", criado em 1995, com o lema "Zumbi Vive", o "Nadu" (Núcleo de Afro Descendentes da Universidade Metodista de Piracicaba), o "Agbara", que instituiu um grupo de estudos bíblicos sobre afro americanos e caribenhos. Além desses projetos, Barbosa é presidente e fundador das escolas de samba Mocidade Independente e sua associação cultural, e escola de samba Leões do União. Também é presidente da Associação dos Moradores do Jardim Vista Alegre, um dos mais carentes de Santa Bárbara D'Oeste. Devido a sua trajetória e atuação, em 1998 Dito Preto foi o representante do país no 1º Encontro Continental da América, no Equador. Em 2001, participou do 2º Encontro na República Dominicana em Santo Domingo, no Caribe. De 1998 a 2000 foi representante estadual da APNS (Agentes de Pastoral de Negros), movimento nacional de quilombos de 17 estados brasileiros. Em 2002, Barbosa foi homenageado pela Universidade Federal de São Carlos durante o II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, recebendo o Certificado Tesouro Vivo Afro Brasileiro. Em 2003, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara conferiu-lhe a Medalha Zumbi dos Palmares, pelos trabalhos em prol da população negra. Durante a gestão do prefeito Adilson Basso, Barbosa recebeu uma certificado da secretaria de culturamunicipal "como parte da história e da cultura da cidade de Santa Bárbara D'Oeste".

Filho de dona Lázara de Campos Barbosa, hoje com 104 anos, e do falecido Francisco Barbosa, Benedito Samuel Barbosa é casado com Maria Célia Barbosa, é pai de quatro filhos e avô de quatro netas. Segundo ele próprio, é "o admirador número um de Deus, católico, e apaixonado pelo culto africano: o candomblé".Como bom filho de Ogum com Iemanjá, a mãe de todos os seres humanos da terra, e regente do mundo com Olodumaré, deus da nação Orubá, levou sua vida inteira trabalhando e desejando um mundo igual para todos.

rengler@al.sp.gov.br

alesp