Deputado volta a cobrar do Governo distribuição de GNV


19/05/2005 11:04

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Após 18 meses dos primeiros contatos feitos pelo deputado e 1º secretário da Assembléia, Fausto Figueira (PT), com a Companhia de Gás de São Paulo (COMGÁS) e o Governo do Estado, em que solicitou a instalação de uma rede de distribuição de Gás Natural Veicular (GNV) em Santos, o parlamentar voltou a cobrar do secretário de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, por meio de requerimento de informação, quais as medidas que a pasta tem tomado em relação ao assunto. Apesar das promessas, até hoje a cidade ainda não tem um posto para a venda do combustível.

"Desde que foram feitos esses contatos, nada de novo ocorreu. A lentidão do Governo continua a dificultar a vida dos usuários de GNV em Santos, que ainda sofrem com a falta de concorrência dos postos de Cubatão que cobram uma tarifa mais elevada do que os postos da Capital", declarou Figueira.

As discussões sobre o tema começaram em agosto de 2003. Como um dos obstáculos para a chegada do gás a Santos é a ponte sobre o Rio Cubatão, sobrecarregada de dutos, o diretor de Marketing Residencial da Comgás, Luís de Mello Awazu, comprometeu-se a estudar uma forma de ligar Santos ao sistema de distribuição.

Em setembro, Fausto apresentou indicação, solicitando que o governador Geraldo Alckmin implantasse a rede de distribuição de GNV para indústrias, domicílios e veículos na Região Metropolitana da Baixada Santista. Em novembro, a Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado encaminhou resposta, informando que a Comgás previa, em seu Plano Decenal de Investimentos, a chegada do Gás Natural a Santos em 2008.

Enquanto a expansão da rede de distribuição não fosse implementada, esse mesmo órgão confirmou que a Comgás estudaria a possibilidade de atender a reivindicação do presidente do Sindicato dos Taxistas de Santos, Luiz Antônio Soares Guerra, que atua nessa questão há muitos anos, com fornecimento do Gás Natural Comprimido. O fornecimento poderia se iniciar em até seis meses contados da assinatura dos respectivos contratos de fornecimento.

e-mail: ffigueira@al.sp.gov.br

alesp