Comissão de Ciência e Tecnologia apresenta moção Pró-Embraer


23/02/2001 15:40

Compartilhar:


Depois de ter realizado visita à Embraer, em São José dos Campos, a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa apresentou nesta quinta-feira, 22/2, moção em defesa da empresa e contra o embargo canadense. Para a comissão, o boicote dos países do Nafta, coordenado pelo governo canadense, às exportações de carne bovina do Brasil nada mais é que uma retaliação aos produtos brasileiros ocasionada pela disputa comercial no mercado aeronáutico que envolve a Embraer e a Bombardier.

A Embraer conquistou espaço significativo, num mercado altamente sofisticado e exigente. Só no ano de 1999, suas exportações atingiram a cifra de R$ 3 bilhões, o que representa 3,5% do total das exportações brasileiras. Atuando na área de defesa e na área comercial, a empresa possui hoje encomendas que totalizam US$ 21 bilhões.

Segundo os deputados da comissão, todas as iniciativas de repúdio a essa atitude do Canadá são necessárias e merecem o apoio da Assembléia. No entanto, alertam que não se deve restringir o debate ao jogo do governo canadense, mas sim aproveitar para desnudar o discurso dos países desenvolvidos da abertura ampla, geral e irrestrita. "Tal abertura seria uma receita útil somente para nós, os países em desenvolvimento, pois quando se trata de defender seus produtos, os países ricos não titubeiam em proteger seus mercados, utilizando em seu favor organismos supostamente imparciais como a OMC", analisa o deputado Carlinhos Almeida (PT).

Assinaram a moção os deputados Vaz de Lima (PSDB), Mariângela Duarte (PT), César Callegari (PSB), Claury Santos Alves da Silva (PTB), Carlinhos Almeida (PT) e Lobbe Neto (PMDB).

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Carlinhos Almeida - 3886-6741/6759)

alesp