Presidente Walter Feldman recebe manifestantes de Osasco

(com fotos)
05/03/2002 20:52

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente Walter Feldman recebeu nesta terça-feira, 5/3, no auditório Franco Montoro, cerca de cem representantes dos bairros de Vilas Piauí e dos Remédios, Rochdale, Jardins D''Ávila e Piratininga, Airosa, localizados no município de Osasco, além do bairro paulistano de Pirituba.

Os moradores, que vieram acompanhados pelo deputado Emídio de Souza (PT), entregaram ao presidente um dossiê sobre a situação das vítimas das enchentes do Ribeirão Vermelho. A principal reivindicação é a canalização do ribeirão e a construção de um piscinão para evitar as inundações.

Nelson Matias, representante de Rochdale e presidente do diretório municipal do PT de Osasco, destacou que os moradores da região perdem a mobília sempre que chove forte.

"As obras na via Anhangüera resolveram o problema de Pirituba, mas comprometeram a situação do bairro de Rochdale", afirmou Hélio, que falou em nome dos moradores de Pirituba. Para ele, tem que haver um entendimento entre os poderes municipais de Osasco e de São Paulo e o governo do Estado.

O integrante da Comissão de Moradores Contra Enchentes, Pedro Gimenez Fernandez, disse que há muitos anos os bairros próximos ao Ribeirão Vermelho estão esquecidos. "O ribeirão é uma cicatriz aberta que se inflama a cada dia que passa."

O deputado Emídio destacou que o drama das enchentes vitima várias famílias todos os anos. "Não é justo que por falta da realização de obras essas pessoas percam tudo o que conquistaram com muito sacrifício."

Emídio sugeriu que o presidente da Casa faça a intermediação para que seja fechado um acordo entre as esferas de poder envolvidas no problema das enchentes do Ribeirão Vermelho.

Walter Feldman afirmou que uma das tarefas do Poder Legislativo é receber manifestantes. "Quero que o povo lote as galerias e promova o debate. Sem pedras ou moedas, porque a democracia está na discussão e não nas atitudes físicas."

O presidente lembrou projeto aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, na época em que ele foi vereador, que obriga a Prefeitura a indenizar vítimas de enchentes. Para Feldman, o governo certamente vai preferir a prevenção das inundações, a partir de obras, ao ressarcimento daqueles que foram lesados.

"O governo do Estado tem se empenhado para solucionar o problema das enchentes, tendo inclusive construído o maior piscinão do mundo, no município de São Caetano do Sul", informou o presidente.

Walter Feldman colocou o Legislativo à disposição da luta dos manifestantes de Osasco. "Vamos concentrar esforços desta instituição para que seja encontrada uma solução na reunião da próxima semana."

Os manifestantes se reunirão com o secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, em seu gabinete, no próximo dia 12/3, às 11 horas. O presidente Walter Feldman e o deputado Emídio de Souza deverão participar do encontro.

alesp