Deputada reivindica recursos para recuperação de rodovia


11/02/2005 15:30

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) reivindicou ao governo do a liberação das verbas para recuperação da Estrada Engenheiro Paulo Eugênio Brolo, conhecida como Estrada do Guaraú, em Peruíbe. A parlamentar protocolou indicação na Assembléia Legislativa, reivindicando a liberação dos recursos diretamente ao governador Geraldo Alckmin. Além disso, também enviou ofícios aos secretários de Transporte, Dario Reis Lopes, e de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles.

"Esta é uma estrada importante para o fortalecimento do potencial turístico da cidade. Suas péssimas condições são um entrave para este crescimento e põem em risco as vidas daqueles que se aventuram a trafegar pela pista esburacada, sem sinalização e acostamento", frisa a deputada. Nos últimos anos, Prandi chegou a apresentar emenda ao Orçamento do Estado, destinando R$ 100 mil para obras emergenciais em estradas vicinais de Peruíbe, como o caso da estrada do Guaraú.

"Lamentavelmente, a reivindicação não foi acatada e o tempo demonstrou que o dinheiro era realmente necessário. Agora, não bastam intervenções pontuais, mas será preciso uma reforma completa da estrada", ressalta Maria Lúcia, que enviou documento ao prefeito de Peruíbe, José Roberto Preto, relatando as ações já realizadas e colocando-se à disposição para auxiliá-lo na liberação dos recursos junto ao Governo Estadual.

"Chegou-se a um ponto em que a estrada pode ser interditada, inviabilizando, inclusive, a prestação de serviços essenciais à população, como nas áreas de saúde, limpeza urbana e transporte coletivo", ressalta a deputada nos documentos encaminhados ao Governo do Estado.

Estimativas da Prefeitura indicam que cerca de duas mil pessoas moram nos bairros Guaraú e Barra do Una, tendo a estrada como única ligação com o restante da cidade.

A Estrada do Guaraú tem cinco quilômetros de extensão e foi construída há mais de 30 anos. Projetada para dar vazão apenas ao pequeno trânsito local, a pista viu seu movimento crescer em função das belezas naturais da Juréia e passou a receber um maior fluxo de veículos de turistas. Hoje, a estrada está obsoleta e necessita de uma ampla intervenção.

Com as recentes chuvas, a situação se agravou e há risco de interdição. Os buracos são incontáveis e as poucas áreas de escape apresentam desníveis que podem danificar os pneus de veículos leves. O solo encharcado fez com surgissem rachaduras na pista.

As obras estão estimadas em R$ 400 mil e visam a troca de todo asfalto, implantação de guias e sarjetas, sistema de drenagem e nova sinalização. A Prefeitura está disposta a arcar com 20% desse total para realizar serviços de contenção de encostas. "Vamos somar esforços para buscar as verbas necessárias para a recuperação da estrada, uma intervenção que é do interesse de toda comunidade", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp