Notas de Plenário


17/04/2008 22:19

Compartilhar:


Violência infantil



O aumento nos índices de violência, principalmente contra criança, é uma das preocupações de Eli Corrêa Filho (DEM). Ele citou algumas reportagens sobre o tema: "Mãe abandona filho de apenas quatro dias de vida; em Goiânia, um empresário foi preso após torturar garota de 12 anos; em Santana, zona norte da capital paulista, bombeiro salva menino de nove anos enquanto a mãe está numa festa e, por último, o caso da menina Isabella, morta no último dia 29/3". Corrêa Filho salientou que é dever dos políticos e da sociedade buscar soluções para que novas torturas não voltem a ocorrer. (GF)



Melhorias em Itapetininga



Edson Giriboni (PV) disse que no início do mandato fez um levantamento sócio-econômico de Itapetininga e constatou que a região tem o pior índice comparado a outros 15 municípios do Estado. "Por isso, solicitei ao governador um plano de ação que reverta esse quadro", afirmou. Giriboni informou que Itapetininga já está tendo resultados positivos, como a autorização para construção de um hospital regional e de duas unidades do AME (uma em Itapetininga e outra em Itapeva). "Estou contente com os resultados, agradeço o governador pelas autorizações", finalizou. (GF)



Investimentos em Santo André



Vanderlei Siraque (PT) informou que nesta quarta-feira, 16/4, esteve com o prefeito de Santo André, João Avamileno, para debater os dois maiores problemas da cidade relatados pelos moradores: segurança pública e saúde. "A segurança é de competência do Estado, embora o município possa desenvolver políticas públicas. Mas, para que isso ocorra, é necessária integração entre ambos", ressaltou. Siraque disse que o investimento (do município) para a saúde já chega aos 21%. "E o Estado, está investindo seus 12%?", questionou. (GF)



Prêmio Prefeito Empreendedor



Marcos Martins (PT) saudou moradores de Jandira que estiveram presentes no plenário, inclusive o secretário de governo de Jandira, Júlio Eduardo Lima. Ele salientou que o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, recebeu, esta semana, o Prêmio Prefeito Empreendedor, em reconhecimento às ações de apoio aos pequenos negócios e incentivo à cultura. O evento é promovido pelo Sebrae-SP e, com a vitória, o prefeito foi para a etapa nacional, em Brasília, e foi novamente contemplado. "Saúdo o prefeito pela atuação na região de Osasco e pelos prêmios recebidos", frisou. (GF)



Consumo consciente



Cido Sério (PT) comentou a declaração do presidente Lula sobre o aumento de juros em 0,5% e a crise decorrente no setor de alimentos. "A inflação ocorre devido à ampliação do poder de consumo da classe C. Com isso, automaticamente os preços sobem", frisou. Para ele, as populações mundiais precisam mudar o modo de consumo e torná-lo consciente, sem exageros. "Se a China e a Índia consumirem como os EUA, por exemplo, não restará mais nada", comparou. Sério também elogiou a política econômica do governo Lula, com a geração de cerca de oito milhões de empregos formais e três milhões de empregos informais. (GF)



Cuidado



Desde 29/3 a imprensa está fazendo a cobertura do assassinato da garota Isabella. Segundo Luiz Carlos Gondim (PPS), as notícias veiculadas pela mídia estão deixando muitas crianças com medo de castigos impostos pelos pais, acreditando que eles as jogarão pela janela. Gondim apelou ao poder judiciário e aos meios de comunicação que tomem cuidado na transmissão das informações, pois já chegaram queixas a ele sobre isso. Gondim apelou também à CCJ para que analise projetos de lei sobre o combate ao câncer que desde novembro aguardam votação na comissão. (ME)



Extensão dos adicionais



Durante os ataques de facção criminosa a policiais do Estado de São Paulo, em 2006, o soldado PM Oliveira, da Baixada Santista, foi atingido por dez tiros em frente a sua residência e vai para reforma, por motivo de invalidez. Olímpio Gomes (PV) visitou o soldado para prestar sua solidariedade. Ele afirmou que com a reforma o soldado terá 40% de seu salário cortado, pois perderá o direito aos adicionais. Por isso, Gomes defende que seja apresentado projeto de lei para que os adicionais sejam estendidos aos policiais feridos e às famílias dos mortos em serviço. (ME)



Saúde



Segundo Marcos Zerbini (PSDB), o último governo petista no município não investiu em um só leito em São Paulo e a situação de atendimento da saúde ficou dificultada para os menos favorecidos. Já o governo Serra/Kassab investiu na construção de dois novos hospitais: em M"Boi Mirim e em Guaianases. Nesta sexta-feira, 18/4, será inaugurada o 100ª AMA (ambulatório médico) na cidade. Em resposta ao petista Vanderlei Siraque, Zerbini disse acreditar que, assim como o governo do Estado investe em São Paulo, também investe em Santo André. (ME)



Caso Isabella



O assunto relativo ao assassinato de Isabella também foi tratado por Conte Lopes (PTB). Ele disse que nunca viu alguém, que teve um filho morto, esconder o rosto ao sair de uma delegacia para não aparecer na imprensa e depois mandar carta para a própria imprensa que as lê no ar, como fez a TV Globo. Para Lopes, outra reação estranha do casal foi ligar para parentes antes de ligar para a polícia ou bombeiros quando souberam da queda da criança. Ele também criticou a mídia e a população dizendo que "agora todo mundo é especialista em segurança". (ME)



Reforma agrária



Sebastião Almeida (PT) afirmou que são vários os problemas que afligem a cidade de São Paulo: habitação, educação, saúde, transportes etc. Ele também lamentou "a postura omissa do PSDB", sem programas efetivos para resolver a reforma agrária no Estado. Para Almeida, a reforma agrária não é simplesmente tirar famílias de barracos e colocá-las distante das estradas, mas oferecer infra-estrutura como escolas e postos de saúde. "Com tanta terra produtiva no Brasil, ainda se morre por um pedaço dela para plantar".Ele acrescentou que o governo se submete à vontade daqueles que têm milhares de alqueires de terras que nada produzem. "Temos que dar condições às pessoas que querem trabalhar na terra, produzir e dar o sustento para suas famílias", finalizou. (SM)



Feira Agropecuária



Comunicou o deputado Edson Giriboni (PV) que no próximo sábado, 19/4, acontece em Itapetininga a Feira Agropecuária, evento tradicional com grandes expositores e realização de leilões. Afirmou que a região, em particular a cidade de Itapetininga, tem um grande número de propriedades rurais. Giriboni destacou que na semana passada houve audiência pública das comissões de Economia e Planejamento e de Finanças e Orçamento, para debater e discutir o PPA 2008/2011. Informou ainda que recebeu um convite para participar da inauguração nesta sexta-feira, 18/4, de mais quatro linhas da CPTM. "Só evitaremos o caos em São Paulo se houver investimentos fortes no transporte", concluiu.



Baixaria



José Candido (PT) comentou o tumulto registrado na última terça-feira, 16/4, na Câmara Municipal de Suzano, durante a votação de Comissão Processante (CP) para apurar possíveis irregularidades na administração do prefeito da cidade, Marcelo Candido. Segundo Candido, o forte aparato policial armado para conter os manifestantes revela o desespero de adversários políticos do prefeito, com a proximidade das eleições. A comissão foi aprovada, por sete votos a favor e seis contra. Candido, que discorreu sobre realizações da atual administração de Suzano, achou abusiva a ação policial. "Uma baixaria, falta de respeito." Ele afirmou que a CP se baseou em "denúncias vazias" contra o prefeito. (MR)



CPI do tráfego aéreo



Com o intuito de apontar evidências de problemas no trafego aéreo, Fernando Capez (PSDB) fez uma exposição de fatos que levam a crer que a população usuária corre sérios riscos ao voar. Capez é autor de um pedido de CPI para averiguar esses problemas. Sobre a questão das indenizações a serem atribuídas aos familiares das vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM, em 17 de julho de 2007, Capez afirmou que deplora a conduta assumida pelo presidente da companhia na última reunião da qual participou com os familiares. (MR)

alesp