CPI das Financeiras elege Claury presidente


13/02/2001 16:46

Compartilhar:


A CPI constituída pela Assembléia Legislativa para investigar as empresas administradoras de cartão de crédito, financeiras e afins realizou sua primeira reunião na tarde desta terça-feira, 13/2. Aldo Demarchi (PPB) presidiu a abertura dos trabalhos por ser, de acordo com o regimento, o deputado mais idoso a fazer parte da comissão. Gilberto Nascimento (PMDB), no início da sessão, protestou contra a não inclusão de seu partido na CPI, como havia sido acordado na reunião de líderes que a instituiu. Após consultar a assessoria técnica, Demarchi afirmou que a comissão foi composta seguindo o critério de proporcionalidade, não cabendo uma vaga ao PMDB.

Claury Alves da Silva (PTB) foi eleito presidente da comissão, seguindo a tradição da Casa de destinar o cargo ao parlamentar que apresenta o requerimento de instalação da CPI. A vice-presidência ficou a cargo de Rodolfo Costa e Silva (PSDB) e a relatoria, com Aldo Demarchi.

"Acredito que a Assembléia vai contribuir, com esta comissão parlamentar de inquérito, para a defesa dos direitos do consumidor em nosso Estado", afirmou Claury. "Sabemos que o trabalho será árduo, já que o setor de crédito e juros acoberta atos ilícitos, a chamada agiotagem, principalmente contra os consumidores em geral e também contra pequenos e microempresários."

Foi sugerido pelos membros da comissão que 69 empresas do setor sejam ouvidas, além de entidades de defesa do consumidor como da Fundação Procon e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). A próxima reunião da CPI foi agendada para a terça-feira, 20/2, às 10h.

alesp