Da Tribuna


24/03/2009 19:16

Compartilhar:


Crise atinge prefeituras



Milton Flávio (PSDB) comentou notícia do jornal O Estado de S.Paulo que informa que prefeituras do Paraná fecharão as portas no dia 25/3 em protesto contra o corte de 19% no segundo repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios por conta da queda da arrecadação de impostos federais como o IPI. Enquanto isso, segundo o deputado, o presidente Lula "vê um lado bom na crise" e, embora reconheça que os prefeitos "estão agoniados", não explicitou como fará para ampliar os investimentos necessários para que a economia do Brasil se recupere. Flávio ainda lembrou que a economia brasileira já teve queda de mais de 15%. (MF)



Doentes renais abandonados



A partir de abril, denunciou Celso Giglio (PSDB), os doentes renais crônicos de Osasco e região convaniados ao plano de saúde Assistência Médica Planejada (Ameplan) ficarão sem lugar para fazer hemodiálise. Desde agosto de 2008, a Unidade de Nefrologia de Osasco (Unasco) não é remunerada pelo serviço. Segundo Giglio, a perspectiva é que os pacientes tenham de se locomover, com dificuldades, a São Paulo. "Isso é caso de denúncia ao Procon e à Secretaria da Saúde, além de ser um desrespeito ao Estatuto do Idoso", pois a hemodiálise prolonga a vida dos pacientes, que ficam desesperados. (MF)



Segurança Pública precisa de CPI



Apesar da nomeação de novos ocupantes para os cargos de secretário da Segurança Pública e de delegado-geral de Polícia, "trazendo uma luz de renovação, não podemos esquecer das recentes denúncias de corrupção, bem como o uso inexplicado de recursos do Estado sob a rubrica de verbas sigilosas", disse Olimpio Gomes (PV), que lembrou que nem o Tribunal de Contas pode contabilizar essas verbas. "A podridão ainda está lá", disse o deputado, que clamou pela instalação prioritária na Assembleia de CPI para investigar a questão, "pois fiscalizar é papel do Legislativo, e o Executivo não pode abafar a apuração de assuntos que não são de seu interesse". (MF)



Dia Mundial da Água



Maria Lúcia Prandi (PT) falou sobre o Dia Mundial da Água e afirmou que o governo do presidente Lula está fazendo muito pela defesa e gerenciamento de nossos recursos hidrográficos, inclusive participando do Programa de Gerenciamento de Aquíferos Transfronteiriços das Américas. De acordo com a deputada, a humanidade pode vir a padecer devido à falta de água. "Essa geração tem que assumir a responsabilidade pelo presente e pelo futuro do nosso país", disse a parlamentar, que ainda pediu apoio para aprovação da lei específica da Billings, que auxiliará na recuperação do manancial. (TB)



Sindicalismo



Fausto Figueira (PT) lamentou a notícia da morte do sindicalista Silvio Luis do Nascimento, 47, bancário e coordenador do Movimento Sindical na baixada santista, que morreu há cerca de um mês. O deputado citou a história de lutas e conquistas dos sindicalistas de Santos que, de acordo com ele, foi uma das cidades mais castigadas pelo regime militar e também uma das que mais reagiu à ditadura. "O movimento sindical na Baixada sempre foi forte e representativo", disse o parlamentar, que classificou Silvio Luis como um homem "simples e generoso". (TB)



Polícia



Conte Lopes (PTB) falou sobre o conflito que ocorreu nesta segunda-feira, 23/3, no Rio de Janeiro entre policiais militares e traficantes, na região de Copacabana. "Isso demonstra a insegurança do Rio", comentou o deputado, que elogiou o polícia paulista e classificou o trabalho da PM como "excelente". O parlamentar ainda disse que existe sim corrupção, mas que não podemos deixar de ver o trabalho da polícia de São Paulo. "Aqui batalhamos para que os bandidos não dominem, como acontece na capital fluminense". O parlamentar ainda falou sobre as denúncias que envolvem a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. (TB)



Escândalo do Senado



Ao citar o que classificou como "o escândalo do Senado", Pedro Tobias (PSDB) mostrou-se preocupado com a situação da Assembleia paulista. De acordo com ele, esta Casa está à mercê dos mesmos problemas. "Se me perguntarem quantos diretores temos na Casa não saberei responder", disse o deputado, que fez um apelo à nova Mesa Diretora para que isso seja fiscalizado. "Peço ao presidente que faça um levantamento dos funcionários, através de um auditoria, para verificar se estão trabalhando ou não, senão acontecerá conosco o que já está acontecendo no Senado", pediu o parlamentar. (TB)



Dia Mundial da Água II



Antônio Mentor (PT) lembrou o discurso de Maria Lúcia Prandi ao falar sobre o Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo, 22/3, e que, de acordo com ele, vem sendo objeto de discussões há 16 anos. O deputado citou a importância dos recursos hídricos e comentou alguns dados como o fato de apenas 0,007% desses recursos estarem disponíveis para utilização do homem. "O dia 22 de março é data de imensas manifestações que visam conquistar a consciência e o coração das autoridades públicas", disse o parlamentar. Mentor ainda citou a prioridade que o governo Lula dá aos recursos hídricos. (TB)



Movimento Estudantil



Marcos Martins (PT) falou sobre o Encontro Nacional dos Estudantes Petistas, que ocorreu neste domingo em Carapicuíba. "Vi com bastante ânimo o interesse dos estudantes pelas políticas públicas", disse o deputado, que cumprimentou a coordenadora da Secretaria Estadual dos Estudantes do PT e a todas as delegações que compareceram ao evento, além do prefeito da cidade, Sérgio Ribeiro. O parlamentar ainda contou um pouco da história do movimento estudantil que, durante da década de 70, teve papel importante no combate à ditadura militar no Brasil. "Muitos dos que lutaram naquela época hoje são dirigentes do nosso país", finalizou. (TB)



Dia Mundial da Água III



José Candido (PT) falou sobre o Dia Mundial da Água e da Semana da Água, que ocorreu na última semana, na cidade de Suzano, com o intuito de realizar reflexões sobre o assunto que, para ele, é de extrema importância. Segundo o deputado, as pesquisas afirmam que, atualmente, a Terra possui apenas 1% de água potável para ser distribuída para "uma população que cresce assustadoramente". Candido ressaltou a necessidade de uma maior preocupação global com relação ao assunto. Para ele, "não basta fazer manchetes se não assumirmos o compromisso de preservar não só a água, mas o meio ambiente". (NS)



Agentes de Higiene e Segurança



José Bittencourt (PDT) pediu que fosse encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego, à Advocacia Geral da União, ao Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), ao Presidente da República e a todos deputados federais o documento que contém as reivindicações da Associação Nacional dos Agentes de Higiene e Segurança do Trabalho. Segundo ele, os agentes da associação foram exepcionados da Lei 10593/2002, que daria direito à equiparação com os demais agentes beneficiários da lei. Para Bittencourt, o assunto é grave e mostra que o Brasil descumpre uma convenção com relação ao quadro de agentes. O deputado pediu o reconhecimento dos direitos desses trabalhadores. (NS)



Aterro sanitário



Analice Fernandes (PSDB) falou sobre o tão sonhado convênio assinado pela Sabesp para a construção de um aterro sanitário em Itapecerica da Serra. "É importantíssimo para nossa região. Vai significar economia de 50% para as cidades que farão parte do consórcio", afirmou. Segundo a deputada, a Secretaria do Meio Ambiente está realizando obras de saneamento para ampliar a coleta de esgoto, beneficiando 45 mil pessoas em Itapecerica. "Teremos melhora no desenvolvimento sustentável, na saúde, no índice de desenvolvimento e na qualidade da água, além da diminuição da mortalidade infantil", elogiou. Analice comentou também a importância da construção da alça sul do Rodoanel e da linha 4 do Metrô. (MC)



Ferroviários



Edson Giriboni (PV) fez uma cobrança em relação à moção assinada por vários deputados de diversos partidos pedindo à Presidência da República que se faça justiça aos mais de 140 ferroviários demitidos pela antiga Fepasa, atual América Latina Logística. "Ferroviários que se dedicaram, trabalharam honestamente, foram demitidos sem justa causa e sem indenização", falou. Giriboni apelou ao governo federal, ao presidente da república e ao BNDES para que atuem em favor dos injustiçados. O deputado falou também sobre os novos secretários da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. "Desejo muito sucesso e que eles possam mostrar resultados cada vez melhores", finalizou.



Amianto



Depois de registrar mais uma vítima do amianto, Marcos Martins (PT) leu reportagem informando que duas universidade públicas de São Paulo estavam pesquisando os efeitos da exposição à fibra. "São universidades fazendo exames para atender interesses da indústria do amianto, material cancerígeno que continua matando", denunciou. Martins criticou as 180 toneladas de amianto despejadas por uma empresa na cidade de Avaré. "Pedimos uma audiência com o secretário do Meio Ambiente para tratar do caso, mas até agora não tivemos resposta", completou. (MC)

alesp