Guarujá inaugura plenárias de prestação de contas de deputado


18/04/2005 17:26

Compartilhar:


Geração de empregos, policiamento em bases comunitárias e fiscalização nas construções de conjuntos habitacionais foram algumas das sugestões de projetos feitas ao deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, por moradores de Guarujá, em reunião plenária de prestação de contas do mandato, realizada na sexta-feira, 15/4, na Câmara Municipal da cidade. O parlamentar recolheu diversas propostas de emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado.

"A sabedoria de ser político é ouvir as pessoas e fazer o que elas precisam. É fundamental que cada um de nós, parlamentares, exerça seu mandato escutando a população e mantenha o compromisso com seus eleitores", declarou Figueira para os cerca de 80 participantes na plenária.

O deputado expôs sua atuação parlamentar desenvolvida para a região, especificamente para Guarujá, e falou do compromisso do Governo Lula com o crescimento do país, expondo gráficos comparativos que mostram os avanços econômicos do país em relação ao período em que FHC era o presidente. Fausto lembrou do "crescimento do PIB e das exportações e da queda do desemprego e da dívida externa".

O deputado voltou a defender uma organização metropolitana para a Saúde, área que considera a mais deficiente na Baixada Santista. "Cada bairro deveria ter sua unidade básica de saúde, o que resolveria 90% dos problemas como hipertensão, diabetes, asma, e não lotaria os hospitais. Mas isso não acontece porque não há vontade política e o Governo do Estado não investe o que deveria investir".

Turismo, indústria e porto

A geração de empregos na cidade, segundo Fausto, pode ser impulsionada por investimentos no turismo, na indústria civil e, principalmente, no Porto de Santos. "Um terço de toda a riqueza que sai do Brasil passa pelo porto e nós ficamos, literalmente, a ver navios, sem nenhuma parte desse bolo. Os acessos ferroviário e rodoviário ao porto poderiam estar gerando muitas vagas de trabalho".

Participaram da plenária os vereadores de Guarujá Luiz Carlos Romazzini (PT) e Paulo Piacenti (PPS); o coordenador do PT na macrorregião da Baixada, Brito Coelho; a presidente do PT de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; o presidente da Câmara, José Newton Doidão, além dos representantes dos bairros Vila Edna, Vila Rã, Santa Rosa, da Pastoral Carcerária, da Associação das Mulheres do Areião, dos Meninos da Enseada, da Paróquia Senhor Bom Jesus e do Sindicato dos Hoteleiros.

Para Brito Coelho, as plenárias são uma marca do PT. "Os debates e a abertura do diálogo fazem a diferença e ampliam a participação popular na política."

Antonieta ressaltou o interesse de Fausto por Guarujá, destinando verbas do Estado para instituições sociais, implementando projetos como o de combate ao caramujo africano e debatendo temas amplos, como o da redução de danos a usuários de drogas, com a comunidade. "Fausto participa suas metas e suas bandeiras com a população", disse.



ffigueira@yahoo.com

alesp