Vítima de bullying expõe problema


22/11/2011 16:08

Compartilhar:


Hoje, o bullying é um termo exaustivamente repetido pelos meios de comunicação, mas continua sendo um grave problema nas escolas de todo o país. "A palavra ficou conhecida, inclusive porque famosos afirmaram ter sofrido esta violência, mas isso não tem brecado a sua incidência", lembra o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB.

O bullying resume ações violentas, verbais ou físicas, com o intuito de humilhar a vítima. No Brasil, um profissional que tem feito o trabalho de conscientizar sobre o assunto é o diretor e roteirista Mar´Junior, que, desde 2004, trata do tema em suas apresentações teatrais pelo país. Ainda neste ano, o diretor lançará também o livro Bullying " Eu Sofri. Eu Pratiquei. Eu Hoje Conscientizo.

Para Gilmaci é importante conscientizar sobre o problema, mas é preciso mais. "Toda a comunidade escolar precisa participar do combate a esta violência, discutindo, localizando e punindo os atos de violência praticados por alunos ou professores, mesmo que eles pareçam inofensivos".

O parlamentar apresentou, em 2009, o Projeto de Lei 1.239, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e particulares do Estado. O PL propõe que a escola crie uma equipe multidisciplinar para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp