Da Tribuna


07/02/2012 19:26

Compartilhar:


Sacolas plásticas



José Bittencourt (PSD) disse que participou nesta segunda-feira, dia 6/2, de programa da TV Alesp, juntamente com especialistas, cujo tema foi a sacola plástica. Quando foi discutida a lei que proíbe as sacolas em supermercados, o deputado fez uma reflexão sobre o tema e também apresentou dados sobre a questão. Para Bittencourt, não basta apenas proibir as sacolas plásticas, precisa-se mais ação para ajudar o meio ambiente. O parlamentar falou que fará uma audiência pública junto com os órgãos responsáveis, especialistas e frentes parlamentares, contando com a presença da população para debater o caso. (GN)



Alojamentos



Para Carlos Giannazi (PSOL), as condições dos alojamentos onde estão cerca de seis mil moradores da favela Pinheirinho são sub-humanos. O parlamentar relatou que esteve presente nas ruínas da área desocupada, e mostrou fotos da devastação e também dos alojamentos. Giannazi voltou a afirmar que o real motivo para esta desapropriação é que terreno tem valor imobiliário e pertencia Naji Nahas. (GN)



Sacolas plásticas 2



Jooji Hato (PMDB) também afirmou que é necessária a realização de audiência pública para debater a proibição do fornecimento de sacolas plásticas. Para o deputado, "é preciso que se faça uma reciclagem de sacolas plásticas". De acordo com o parlamentar, a população não aguenta pagar impostos em cima de impostos, e pagar por uma sacola biodegradável seria mais uma despesa. "Se é para cuidar do meio ambiente, que se cuide com seriedade", finalizou. (GN)



Necessidade educacional especial



Welson Gasparini (PSDB) falou que o governador irá investir cerca de R$ 110 milhões no atendimento de alunos autistas e com deficiências graves que não podem ser incluídos no ensino regular da rede estadual. A verba será destinada a convênios entre a Secretaria da Educação e 298 instituições assistenciais, que começaram a serem assinados ontem, dia 6/2. Para o parlamentar, a medida beneficiará 32 mil estudantes com necessidades educacionais especiais em todo o Estado. Gasparini comentou que na região de Bauru serão investidos R$ 4,7 milhões em convênios com 21 instituições que beneficiarão 1.505 estudantes. (GN)



Interlig



Marcos Martins (PT) disse que no próximo dia 13, ocorrerá a audiência da Interlig " empresa que fornecia amianto, material cancerígeno. De acordo com o parlamentar cerca de 1500 pessoas são esperadas no julgamento da sentença. Segundo o deputado, já estão confirmadas as presenças de 1200 vítimas e familiares, 120 advogados, delegações da Bélgica, França, Suíça, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra, além de jornalistas do mundo todo. (GN)



Pinheirinho



Marco Aurélio (PT) falou sobre o caso da desocupação da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos. O parlamentar exibiu um vídeo sobre o assunto com imagens das moradias depois da ação da polícia militar na região: "Por mais dramáticas que sejam as imagens, nada se compara ao que as pessoas sentiram", disse. O deputado afirmou que estão sendo recolhidas assinaturas para realização de uma CPI, a fim de apurar possíveis abusos ocorridos na operação do Pinheirinho. "Hoje é meu aniversário e seria um presente se os deputados assinassem", declarou. (DA)



CPIs



Vanessa Damo (PMDB) afirmou que esteve presente no 12º aniversário do 30º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Mauá, e parabenizou os policiais pelos serviços prestados à população da região. "São profissionais que colocam a vida em risco pelos cidadãos e seus méritos devem ser reconhecidos", disse. A parlamentar afirmou, também, que possui dois pedidos de CPI na Casa, um relacionado à empresa Eletropaulo e outro à Fiat. A deputada finalizou pedindo apoio dos parlamentares para a realização das CPIs. (DA)



Privatização e greve



Celso Giglio (PSDB) comentou o leilão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que ocorreu nesta terça-feira, 7/1, com a finalidade de privatizar os aeroportos internacionais de Guarulhos e Viracopos, em Campinas e São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. Segundo o parlamentar foi o momento correto para essa ação: "Estimava-se um preço inferior ao que foi conseguido, e essa quantia será investida em obras visando os eventos que irão acontecer no país", argumentou. O parlamentar falou, também, sobre a greve dos policiais militares na Bahia. "Democracia tem limite, não é tolerável a invasão da Assembleia Legislativa", disse. (DA)



Drogas



"Esse fato é decorrente de uma falta de política habitacional no Estado", disse Donisete Braga (PT) ao comentar o caso Pinheirinho. O parlamentar exibiu o vídeo Crack, é possível vencer, produzido pelo governo federal, e falou sobre as consequências das ações da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O parlamentar lembrou alguns momentos importantes como o encontro com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, para discutir medidas de combate às drogas. "Espero que possamos fazer mais ações para criar políticas afirmativas fortes", disse. (DA)



Ribeirão Preto



Welson Gasparini (PSDB) comemorou a instalação de uma unidade da Fatec na região de Ribeirão Preto. Para o deputado, a faculdade de tecnologia pode oferecer aos jovens da cidade uma boa formação, seguida de oportunidades de trabalho. Gasparini mencionou também a construção do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, uma parceria entre a prefeitura da região e a USP. " É um projeto lindo, moderno e eficaz", defendeu o parlamentar. Segundo ele, o edital de licitação está pronto e só precisa ser assinado pelo governador. "Serão dois prédios de três andares, um terá a parte administrativa e outro empresas tecnológicas." (DV)



Pinheirinho



Carlos Giannazi (PSOL) caracterizou a despejo dos moradores da região do Pinheirinho como um massacre social promovido pelo PSDB. O deputado disse que o tema foi publicado em veículos internacionais e criticou o governo estadual, a destruição das casas e os abrigos oferecidos aos moradores, " Viver naquela condição é sub-humano ", opinou. Giannazi contou que enviou uma ação ao Conselho Nacional de Justiça e à Procuradoria Geral da República pedindo a criminalização do governador e do presidente do TJ. Por fim, o parlamentar exibiu um vídeo com depoimentos de moradores e cenas da desocupação. (DV)



Animais



Jooji Hato (PMDB) sugeriu a implantação de uma delegacia especial para crimes contra os animais, para punir pessoas que os maltratem. O deputado citou os animais que viviam na região do Pinheirinho e questionou: "O governador vai abrigar aqueles moradores, mas o que vai acontecer com os cães e gatos ? O que vão fazer com eles?" Hato ainda defendeu o combate às drogas e venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. E mencionou o projeto moto sem garupa, de sua autoria, que proíbe caronas em motocicletas na cidade de São Paulo. (DV)

alesp