Projeto de lei proíbe antenas de celulares em área residencial

Iniciativa do deputado Valdomiro Lopes baseia-se em pesquisas que mostram os efeitos da radiação eletromagnética
04/10/2001 12:20

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Com base em pesquisas que mostram que a radiação eletromagnética pode trazer sérios problemas de saúde à população, o deputado Valdomiro Lopes (PSB) apresentou projeto de lei que proíbe as instalações de antenas de estações de rádio-base nas zonas residenciais paulistas. As operadoras de telefonia celular teriam prazo de um ano para instalar suas antenas em local apropriado.

O deputado argumenta que "as milhares de torres de celulares instaladas em comunidades estão aumentando significativamente a exposição de milhões de pessoas à radiação eletromagnética, em faixas de freqüência que sabidamente causam efeitos nocivos à saúde. Os telefones celulares provavelmente irão aumentar as doenças neurolológicas e os tumores de cérebro nos próximos 20 anos.

O Times de Londres publicou notícia em que o Serviço Nacional de Proteção à Radiação, órgão do governo britânico, admitiu publicamente o aumento dos casos de leucemia em crianças expostas a campos eletromagnéticos elevados. Há 15 anos, o grupo inglês Power Watch vem pressionando o governo a admitir o real problema da radiação. Nos Estados Unidos, muitos escritórios de advocacia já aceitam defender cidadãos em ações judiciais contra esses efeitos. Em São Paulo, moradores vizinhos da Praça do Sol estão mobilizados para retirada de uma antena instalada pela Telesp Celular sem alvará, sem respeito às leis de zoneamento, de uso do solo e ambientais.

alesp