Ourinhos terá sucursal da TV Globo até maio

Estúdio e departamento comercial vão funcionar no Edifício Bradesco
06/03/2002 14:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Uma reunião realizada nesta terça-feira, 5/3, no gabinete do prefeito de Ourinhos, Claudemir Alves da Silva (PTB), foi selada mais uma conquista para o município. A exemplo de Marília e Botucatu, Ourinhos vai ganhar uma base editorial e comercial da TV Modelo de Bauru, retransmissora para o Oeste paulista da TV Globo.

A TV Modelo ocupará três salas comerciais no Edifício Bradesco, onde serão instalados um estúdio de jornalismo e o departamento comercial. A sucursal Ourinhos abrangerá diversos municípios da região, inclusive Assis, tanto no âmbito da cobertura jornalística quanto no das ações comerciais e de eventos promovidos pela emissora. A previsão de reforma e adequação das salas, segundo Paulo Siqueira, é de três meses, no máximo. "Vamos investir de início R$ 150 mil, somente em equipamentos", garante.

O diretor da TV Modelo justificou a escolha de Ourinhos pelo fato de a cidade estar vivendo uma fase de desenvolvimento bastante positiva. Segundo ele, essa realidade pode ser comprovada através da pauta jornalística da emissora e do percentual de investimento comercial oriundo do município. "Ourinhos é um exemplo que deve ser exportado", disse Siqueira, lembrando alguns avanços recentes.

O prefeito Claudemir avaliou a preferência da Globo pela cidade como "um prêmio". Segundo ele, todos os esforços da administração municipal, desde janeiro de 2001, têm sido no sentido de reorganizar a Prefeitura e o município para que investimentos como esse cheguem sem obstáculos. "O resgate da credibilidade da Prefeitura junto aos fornecedores, as obras de melhoria na infra-estrutura da cidade, são fatores positivos que estão refletindo na economia local", disse Diógenes Corrêa Leite. "Somente no mês de dezembro passado, o governo Claudemir injetou cerca de R$ 6 milhões na economia de Ourinhos ao efetuar o pagamento do salário dos servidores de novembro, do 13º salário e do salário de janeiro de 2002", reforçou Frednês Corrêa Leite.

A onda de notícias boas para Ourinhos, como a criação do campus da Unesp, influenciou também a escolha da cidade. "Quando o Claury foi prefeito, sentíamos a falta de uma representação nas esferas políticas superiores, agora me sinto privilegiado, pois posso contar com um deputado que tem sido um embaixador de Ourinhos e região junto ao governo estadual", ponderou o prefeito.

O deputado Claury aproveitou a oportunidade para antecipar aos representantes da TV Modelo outros projetos que estão sendo desenvolvidos, não só para Ourinhos, mas para todo o Vale do Paranapanema. Um deles é o projeto de agricultura irrigada, o qual, para Claury, tem tudo para se transformar na redenção econômica da região. Siqueira concordou, lembrando o exemplo da região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), na bacia do rio São Francisco, onde, através da irrigação, até uva está sendo produzida.

Com a sucursal de Ourinhos, fatos da cidade e dos municípios de sua responsabilidade terão naturalmente maior espaço nos programas jornalísticos da TV Modelo. Conforme Siqueira, uma câmera ora dirigida para a Praça Mello Peixoto, ora para o Centro de Convivência "Benedito da Silva Eloy", colocará constantemente no ar imagens ao vivo da cidade.

Em Marília, a Globo construiu sua sede própria. Em Botucatu, a emissora já possui uma área onde também pretende construir. Em Ourinhos, a tendência é que o exemplo se repita, segundo Siqueira, revelando otimismo com relação ao novo braço operacional da TV Modelo.

A estrutura de jornalismo deverá contar, além do estúdio, com viaturas, equipamentos de gravação de imagem, um repórter e um apresentador, embora a intenção da emissora seja conciliar as duas funções de jornalismo através de um mesmo profissional, que deverá residir em Ourinhos. "Vamos procurar esse profissional, primeiramente, nos quadros da emissora", disse Gláucia Malagi. Serviços como o de limpeza deverão ser terceirizados, com empresas do próprio município.

Após a reunião, seus participantes visitaram o local onde será instalada a sucursal, aprovando detalhes da reforma que já foi iniciada. "Com o encontro de hoje, finalizamos com sucesso um período de conversações de aproximadamente 120 dias", disse o presidente da Acio, que não escondeu seu contentamento por Ourinhos ter vencido uma acirrada disputa. "Qual cidade não gostaria de receber um investimento dessa natureza?", comemorou Diógenes.

alesp