Contra "operação casada" realizada por bancos


10/12/2008 16:50

Compartilhar:


No plenário da Assembléia Legislativa, o deputado Vitor Sapienza (PPS) reclamou do procedimento de alguns bancos, que estão ressuscitando a chamada operação casada, que consiste na venda de um produto ou serviço se o interessado comprar também mais um ou outros produtos. Essa prática foi muito difundida quando, anos atrás, a indústria de cerveja enfrentou dificuldades no abastecimento e vendia o produto somente se os clientes comprassem também refrigerantes ou outros produtos.

Segundo o deputado, recentemente os bancos foram beneficiados com recursos liberados pelos governos estadual e federal para ampliar a oferta de crédito, mas estão reproduzindo a operação casada em suas negociações. Os empresários, ao buscarem empréstimos e financiamentos, são instados a adquirirem seguros e outros serviços que, além de não serem de interesse, acabam encarecendo o crédito.

"Este é um alerta às autoridades responsáveis pelo setor para que ampliem a fiscalização com o objetivo de evitar que os estabelecimentos bancários, que estão incorrendo em irregularidades, continuem com essa prática nociva à nossa economia, em prejuízo dos empresários e, indiretamente, da população, pois com esse procedimento acabam elevando o preço dos produtos", advertiu Vitor Sapienza.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp