Parlamentar cobra do Estado proteção à represa de Itupararanga


02/03/2007 16:55

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) encaminhou dois ofícios à Secretaria Estadual do Meio Ambiente cobrando providências urgentes para coibir a degradação da represa de Itupararanga. O parlamentar tomou a iniciativa a partir de denúncias veiculadas pela imprensa local, apresentadas na última reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT), realizada em 27/2.

As informações dão conta de um alerta do técnico ambiental Salvador Alves dos Santos de que se o processo de ocupação não foi contido. "A região de Sorocaba corre o risco de, em pouco tempo, ficar sem água de qualidade."

Hamilton Pereira também se refere à denúncia encaminhada por integrantes de ONGs e do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga sobre o risco de contaminação da represa em decorrência do plantio irregular de soja às suas margens, no bairro Oriental, em Mairinque. Os ambientalistas Ildéia Maria de Souza e Maurício Tavares de Lima pediram que o comitê apure informações de que o produto está sendo cultivado numa área de três alqueires, perto do trecho de captação, e tome providências para garantir a qualidade da água consumida.

O parlamentar, que é autor da Lei 11.579/03, ampliou os limites da APA de Itupararanga. Ele defende que a lei foi criada exatamente no sentido de fornecer condições de proteção à área. "No entanto, mesmo com a promulgação da lei e com a criação do Conselho Gestor da APA, as ações dos órgãos ambientais têm sido extremamente tímidas e não têm conseguido inibir as agressões a este manancial de valor inestimável para inúmeros municípios da região", protesta Hamilton.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp