ONU avisa: droga significa violência

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
13/04/2004 17:36

Compartilhar:


A ONU faz, em Nova York e em Brasília, uma grave denúncia: o Brasil é um dos países em que mais cresceram o tráfico e o consumo de drogas nos últimos anos. E mais: uma grande parte dos 30 mil assassinatos ocorridos a cada ano em território brasileiro tem relação direta com o tráfico e o uso dos mais diferentes tipos de drogas. No entanto, o governo Federal vai na contramão da busca de soluções e nada faz para atenuar esse panorama dramático.

As informações foram divulgadas pela ONU, no mês de março. Trata-se do relatório anual do Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, órgão que faz parte daquela instituição. No capítulo inteiramente dedicado ao Brasil, aparece uma advertência: "A violência relacionada com as drogas é um desafio nacional particularmente sério, que tem um grande impacto nas comunidades." Dentre as seqüelas desse impacto, está a participação de um grande número de crianças e jovens no tráfico de drogas, especialmente em favelas do Rio de Janeiro e na periferia de São Paulo. O documento da ONU refere-se aos meninos de rua do Brasil como grandes vítimas do avanço do tráfico de drogas: eles são usados como intermediários dos traficantes para a distribuição de tóxicos aos consumidores e acabam sendo assassinados.

O balanço da ONU não traz novidade para quem se acostumou a enfrentar notícias diárias sobre violência no país, mas deveria ser advertência para uma reação do governo Federal, tão tolerante ao avanço das drogas.

*Deputado estadual pelo PFL

alesp