Ex-presidentes da Assembléia lembram momentos marcantes da história do Legislativo


01/02/2005 19:55

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Administrar conflitos e crescer

Os professores em greve invadem a Assembléia Legislativa num dia de chuva torrencial e instalam-se no Plenário Juscelino Kubitschek durante uma semana. Nesse período, a negociação não pára, graças ao parlamento que funciona como uma ponte entre a categoria e o Poder Executivo. Esse é o fato que mais marcou Vitor Sapienza (PPS) quando presidente do Legislativo paulista.

Sapienza ocupou a presidência no biênio 1993/1994, pelo PMDB. Para ele, administrar a invasão dos professores, sem nenhum ato de violência mas com firmeza, foi um grande aprendizado e também um grande crescimento do Poder Legislativo no papel de mediador entre Estado e sociedade. E também administrar a Casa, após uma gestão anterior que classificou de "tumultuada".

Vitor Sapienza acredita que o povo esta aprendendo cada vez mais a votar, está crescendo, assim como sua casa de representantes, e a tendência do futuro é ter como valores a liberdade e a democracia, sem interferência de qualquer interesse a não ser o bem público, sem ceder à demagogia.

O mais importante é manter a independência

Representante da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido da situação, Jacob Pedro Carolo presidiu a Assembléia paulista nos anos de 1971 e 1972. Auge do período autoritário, durante o governo militar de Emílio Médici, com governadores e prefeitos das capitais nomeados e longe da perspectiva de democratização, Jacob Carolo aponta como a maior realização de seu mandato ter superado o impasse com os militares e conseguido manter seu respeito pelo Poder Legislativo.

Foi durante sua administração, também, que foi realizado concurso público para cargos da Assembléia, o primeiro depois de 20 anos. Para Carolo, a Assembléia Legislativa teve muitos momentos marcantes, como a promulgação da Constituição Estadual de 1947.

Para o futuro, Jacob Pedro Carolo prevê um fortalecimento, mas também muito sacrifício. "O papel do deputado é servir, com realizações que visem ao bem comum, apoiando medidas de interesse do povo e mantendo a independência."

alesp