Assembléia aprova soro e água tratada para regiões mais carentes do Estado


08/10/2001 16:24

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei apresentado pelo deputado Faria Jr. (PL) que visa assegurar a distribuição gratuita de soro caseiro e de água tratada às populações mais carentes das zonas urbanas e rurais, em especial, das regiões do Alto Paranapanema, do sul do Estado, da região serrana do Vale do Paraíba e do Vale do Ribeira, onde se registram os maiores índices de mortalidade infantil de São Paulo.

Segundo Faria Jr., a falta de saneamento básico é uma das principais causas do elevado índice de mortalidade infantil em nosso país, onde, em 1998, para cada mil crianças nascidas vivas, 44 morreram antes de completar 5 anos, um número que nos deixa abaixo do Vietnã, país com renda "per capita" 15 vezes menor do que a brasileira.

Nas áreas rurais e urbanas a serem beneficiadas pela iniciativa do deputado Faria Jr., há municípios com até 57 óbitos de crianças entre mil nascidas vivas, quando a média no Estado de São Paulo é de 19 por mil.

De acordo com técnicos, o uso do soro caseiro - a melhor prevenção para evitar a morte de crianças por diarréia - só produz os efeitos desejados se a água utilizada com o soro for limpa. O mesmo pode ser dito com relação ao leite em pó. Se a água usada no seu preparo não for limpa, tratada, todos os esforços e investimentos feitos para enfrentar a desnutrição serão nulos, podendo, ainda, a criança necessitada adquirir diarréia. Resulta daí a importância de se iniciar a distribuição conjunta desses dois produtos, em particular, nas áreas rurais das regiões acima citadas.

Faria Jr. argumenta que, "num país em que, nos últimos anos, mais de 120 bilhões de reais foram utilizados para socorrer bancos privados e estaduais sem fundos e desacreditados, não deve ser difícil prover recursos para a implementação desse importante programa social".

alesp