Reunião para discutir o Parque da Mantiqueira


22/03/2010 18:19

Compartilhar:


Afonso Lobato (PV), juntamente com os demais membros da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, reúne-se nesta terça-feira, 23/3, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, para saber do posicionamento do governo do Estado em relação à implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira.

O projeto, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem sendo alvo de críticas pela comunidade regional pela forma impositiva como o assunto vem sendo tratado.

No último dia 8/3, reunidos com prefeitos dos municípios de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Piquete, Guaratinguetá e Queluz, além de representantes de Pindamonhangaba e outros municípios, os deputados decidiram solicitar ao governo federal que paralise o processo de implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira.

O parque, que deve ocupar uma área de 87 mil hectares, sendo 65% no Estado de São Paulo, vai abranger 20% do município de Guaratinguetá e 40% do território de Piquete. "Queremos saber o que pensa o governo do Estado e de que forma a Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai defender os interesses dos municípios e de toda a população que vive nos limites do futuro parque", disse Afonso Lobato.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp