Junji Abe anuncia implantação de central de recebimento de defensivos agrícolas em Biritiba irim


16/06/2000 16:20

Compartilhar:


De acordo com informação do deputado Junji Abe (PSDB), uma reunião de trabalho realizada na Casa da Agricultura de Biritiba Mirim nesta quinta-feira, 15/06, definiu os últimos detalhes para a implantação de uma central de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas em Biritiba Mirim, no Alto Tietê. "Vamos apresentar o projeto para todos os agricultores da região em uma reunião na Sociedade dos Agricultores do Cocuera , marcada para o próximo dia 1º de agosto, às 19 horas. Esperamos que o empreendimento esteja em pleno funcionamento ainda no segundo semestre deste ano", afirma o parlamentar.

A Central será uma parceria entre a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, a Prefeitura de Biritiba Mirim, o Escritório de Desenvolvimento Rural de Mogi das Cruzes, a Yoshida & Hirata e o Escritório de Defesa Agropecuária de Mogi das Cruzes. "A ANDEF irá custear a obra que será erguida num terreno, com cerca de 7.500 metros, que a Prefeitura de Biritiba colocará à disposição da central por um contrato de comodato por 99 anos", explica Junji.

Segundo o deputado, os demais parceiros da iniciativa deverão se responsabilizar pelas campanhas de conscientização do produtor rural, orientando-o sobre a questão da tríplice lavagem. "Este é o procedimento mais importante, pois a central somente receberá embalagens que passarem pela procedimento", disse a consultora de Projetos Ambientais da ANDEF, Paula Vaz Miranda Gerassi.

Ela destacou que o empreendimento tira uma carga das costas do produtor do Alto Tietê que, hoje, não sabe o que fazer com as embalagens. Gerassi evidenciou a atuação de Junji Abe para obter a liberação para instalação da central em Biritiba junto às autoridades ligadas à Secretaria do Meio Ambiente.

Junji lembra que "o trabalho vem ao encontro das metas traçadas pela Central de Agronegócio lançada recentemente pelo Sindicato Rural, que é a de produzir seguindo as normas de qualidade e segurança para evitar qualquer tipo de dano à saúde pública ou ao meio ambiente". O parlamentar também ressalta que a implantação da central completa uma ação que o Sindicato, em conjunto com a Zeneca Agrícola, a Delegacia de Ensino e a Yoshida e Hirata iniciam no próximo dia 27 de junho: o projeto Escola no Campo, que pretende conscientizar alunos da 5ª série do 1º grau sobre a importância de manusear corretamente os defensivos agrícolas.

Segundo Junji, a central será um depósito transitório onde as embalagens serão recebidas, separadas por categoria de composição do recipiente (metal, vidro e plástico) e vendidas a empresas que farão a reciclagem. Ele garante que o projeto não acarretará nenhum tipo de ônus ao Estado, pois a venda do material para reciclagem deverá sustentar o empreendimento. "Já foram feitos alguns contatos com empresas do setor que se mostraram dispostas a adquirir o produto", informa o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp