Incentivo à atividade física


12/04/2004 18:28

Compartilhar:


Da Assessoria da deputada Analice Fernandes

No último dia 06 de abril foi realizado o "I Encontro de Boas Práticas na Promoção da Atividade Física" e a "1ª Mostra de Programas de Promoção de Atividades Físicas, no Ginásio do Ibirapuera. Os eventos fazem parte do projeto Agita Mundo e contou com a presença de várias entidades.

A deputada Analice Fernandes (PSDB) acompanhou o balanço dos sete anos do projeto apresentado pelo coordenador, Victor Matsudo. "Os números apresentando são impressionantes. As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 300 mil mortes por ano no Brasil (dado de 1998). Isto significa uma morte a cada dois minutos. Como profissional da área de saúde sou amplamente favorável ao conceito do Agita que combate o sedentarismo. Gostaria de vê-lo implantado nas escolas, na área da saúde e em todas as atividades promovidas pela Promoção Social, inclusive e principalmente para o grupo da Terceira Idade em Taboão da Serra", disse a deputada.

Em 2002 a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física. A inspiração partiu da iniciativa do projeto Agita São Paulo, coordenado pelo Centro de Estudos O Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e que conta com o apoio do Governo do Estado. A proposta do projeto Agita Mundo é que todos pratiquem 30 minutos de alguma atividade física. Hoje, o projeto é desenvolvido em cerca de 150 países.

Melhor negócio

Analice enfatizou que o Agita Mundo tem conquistado cada vez mais adeptos - são cerca de 520 mil novos por ano - Segundo dados do Agita, 4% dos gastos em saúde pública de qualquer país poderiam ser economizados se as pessoas não fossem sedentárias. Como explica o Dr. Matsudo basta adaptar o Agita ao estilo de vida e o resultado é uma diminuição de até 66% nos fatores de risco. Ou seja, uma vida mais saudável. As dicas são simples e podem ser praticadas no dia a dia, na escola, no trabalho, em casa. Entre elas, estão subir escadas, levar o cão para passear, deixar o carro um ou dois quarteirões mais longe e andar a pé, lavar o carro, evitar o controle remoto da TV.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp