Comissão de Representação da Assembléia se reúne com secretário da Saúde


22/03/2002 19:02

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) criticou, em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa, na tarde desta sexta-feira, 22/3, a postura desrespeitosa do secretário de Estado da Saúde, José da Silva Guedes, com a Comissão de Representação da Casa. De acordo com ele, a comissão, criada há seis meses para apurar irregularidades e apontar soluções no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), esteve na Secretaria da Saúde, em 18/3, para ouvir do próprio secretário que medidas seriam tomadas para sanar os problemas.

"Na maioria das vezes em que falou foi deseducado, chegando a desacatar os deputados Jamil Murad (PCdoB) e Maria do Carmo Piunti (PSDB)", observou.

De acordo com o 1º secretário da Assembléia Legislativa, além desse tratamento atípico, o secretário não respondeu a nenhuma das perguntas encaminhadas por escrito. "Convocou o diretor do Conjunto Hospitalar para se pronunciar sobre as questões, o que caberia a ele próprio fazer", disse, acrescentando que "a comissão não encerrará seus trabalhos sem ter alcançado resultados satisfatórios. Queremos que o complexo hospitalar preste atendimento da melhor forma possível, porque o cidadão que paga imposto tem de ser tratado com respeito".

A Comissão de Representação, nos seis meses de sua existência, fez um estudo minucioso da situação do CHS e ouviu também denúncias por parte da população usuária, o que resultou num relatório, com 55 questões, encaminhado à direção do complexo e à Secretaria da Saúde. "A fila com quase 5 mil pessoas à espera de cirurgias, muitas das quais marcadas há mais de dois anos, continua praticamente a mesma. Da mesma forma, faltam kits para os mais variados tipos de exames, remédios e médicos, o que causa o cancelamento de consultas previamente marcadas", denunciou.

A importância do CHS, conforme Hamilton Pereira, pode ser expressa em números: responde por uma região com população estimada em 2 milhões de pessoas de 48 municípios da região de Sorocaba. Devido à demora em sanar os problemas existentes, o deputado informou que a Comissão de Representação encaminhará dossiê aos ministérios públicos Estadual e Federal para dar ciência e, se for o caso, para que adotem medidas legais para impulsionar a resolução dos problemas.

alesp