Ex-dirigente metalúrgico recebe título de cidadania em Sorocaba


19/11/2003 15:27

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira



O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) participou, na segunda-feira, 17/11, da solenidade de entrega do título de cidadania ao ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Wilson Fernando da Silva, conhecido como "Bolinha". O evento foi promovido, na Câmara Municipal, pelo vereador de Sorocaba Antônio Arnaud Pereira.

Wilson atuou no sindicato dos metalúrgicos do ABC no final dos anos 70 e foi companheiro de fábrica e de militância de Luis Inácio Lula da Silva na Villares de São Bernardo do Campo. Encabeçou, em 1983, a chapa que conseguiu reconquistar a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, desde a segunda metade dos anos 60 nas mãos de dirigentes de confiança do regime militar.

O vereador Arnô afirmou, durante a solenidade, que de todas as coisas que já fez em seus dois mandatos, considera a homenagem ao "Bolinha", uma das mais importantes. "Eu vim para esta Casa de Leis por decisão de um grupo do qual você fazia parte", afirmou Arnô, dirigindo-se ao homenageado. "E esse time me ensinou muitas coisas, sendo que uma delas foi o pensamento coletivo", completou.

Por sua vez, Hamilton Pereira que conheceu o dirigente sindical em 1982 durante a campanha eleitoral de Lula para governador de São Paulo, destacou que o ano de 2003 tem sido de muitas comemorações pelos 20 anos da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. "Estamos em estado de graça porque durante esses 20 anos aprendemos muito, com cada um dos companheiros que se reúnem aqui esta noite para prestar esta justa homenagem ao companheiro Bolinha", afirmou.

Bolinha encerrou o evento afirmando que "não dá para dizer que Sorocaba me devia esse título porque eu também devo muito a Sorocaba". "Confesso que sou incapaz de bater no peito por ter ensinado, sozinho, alguma coisa para alguém, mas tenho orgulho de dizer que todos juntos ensinamos muita coisa para muita gente", afirmou o ex-metalúrgico.

Autoridades

Entre as autoridades presentes ao evento, que ainda atuam no movimento sindical, estavam o delegado regional do Trabalho de São Paulo, Heiguiberto Guiba Dela Bela Navarro, o secretário nacional de Comunicação da CUT, Antônio Carlos Spis, o gerente do entreposto Sorocaba da Ceagesp, Carlos Roberto De Gáspari, o diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Wilson Roberto Caveden, o coordenador da subsede regional da CUT Sorocaba, Sidney Hernandes, os vereadores Gabriel Bitencourt (PT) e Paulo Mendes (PFL), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izídio de Brito, o presidente do Sindicato dos Condutores de Sorocaba, Paulo Eustásio, e representantes da Apeoesp e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Sorocaba e Região, entre outros.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp