Notas de Plenário


23/09/2008 20:35

Compartilhar:


Manifestação



O deputado Olímpio Gomes (PV) participou nesta terça-feira, 23/9, de mais uma manifestação da Polícia Civil. A passeata, que contou com cerca de mil policiais e se dirigiu até a Secretaria da Segurança, teve como objetivo protestar contra a política de recursos humanos do governo do Estado. Aos gritos de "governo, preste atenção, nossa polícia não aceita humilhação", o parlamentar pediu que o secretário de Segurança se ausente do cargo. "Secretário, se você não quer assumir responsabilidades, saia do cargo." (LP)



Hino Nacional



Vitor Sapienza (PPS) comentou a perspicácia de sua filha Lilinha, de 14 anos, que recentemente foi a um estádio de futebol e perguntou a ele sobre a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nos jogos. "A iniciativa não é da Federação Paulista de Futebol, mas do ex-deputado Geraldo Vinholi, que apresentou a proposta com o objetivo de incentivar o respeito ao nosso país. Não se dá a mínima para o Hino. Infelizmente, este país não é tão sério." (LP)



Hospital no ABC



O 1º secretário da Alesp, Donisete Braga (PT), manifestou apoio às reivindicações salariais dos servidores da Secretaria da Agricultura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que estavam nas galerias do plenário. "Na quinta-feira, 18/9, entregamos ao secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, manifestação da população do ABC que pleiteia a construção de um hospital da região." Assinaram a proposta os sete prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, vereadores e deputados estaduais. (LP)



Bode expiatório



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou mais uma vez seu apoio à luta do funcionalismo estadual. Declarou também seu apoio à greve dos servidores da Polícia Civil que, com esse ato, denunciam o abandono em que se encontra a segurança pública no Estado de São Paulo. "A paralisação é legítima, constitucional e democrática", disse. É inconcebível, segundo Giannazi, que o Estado mais rico da federação pague o pior salário do Brasil aos servidores da Segurança Pública, ainda mais declarando que tem havido excesso de arrecadação. "Há um descontentamento generalizado de todos os servidores com o governo Serra, que elegeu o servidor público como bode expiatório dos problemas do Estado". (OT)



Polícia trabalhando



É necessário que o governo reveja os salários do funcionalismo, disse Conte Lopes (PTB), referindo-se à greve da polícia civil. Conte comentou a libertação da família do vereador Wadih Mutran, mantida como refém durante assalto a sua casa, e também outro caso de seqüestro de uma família que terminou com bom desfecho. Para o deputado, esses episódios mostram que a polícia está trabalhando pelo bem da população. Conte Lopes criticou a alegação do governo de que não há recursos para reajuste ao funcionalismo enquanto há alguns dias o Plenário aprovou aumento para servidores da Secretaria da Fazenda. "Se fiscal de renda pode ganhar bem, não se deve falar que não tem como pagar bem os demais funcionários." (OT)



Reestruturação



José Zico Prado (PT) cumprimentou os funcionários do DER que decidiram fazer vigília permanente na Assembléia Legislativa. Ele criticou o governo por não investir na Secretaria da Agricultura e na Secretaria dos Transportes, mas por ter pensado somente em privatizar estradas: "Nisto ele pensa!", afirmou, lembrando que há 16 anos os funcionários do DER e da Secretaria da Agricultura vêm sendo sacrificados pela política do governo que não investe no setor. "Tenho dedicado grande parte de meu mandato à agricultura", disse, e concluiu que é preciso reestruturar completamente as duas secretarias mencionadas. (OT)



Unanimidade



O deputado Edson Giriboni (PV) garante que há unanimidade entre os deputados estaduais em relação à necessidade de que o governador José Serra envie à Assembléia projeto que contemple o servidor público. Aproveitou para prestar solidariedade aos servidores do DER e da Secretaria da Agricultura, em campanha salarial, e quanto à demora no envio de projeto à Casa, avaliou: "talvez falte uma coordenação entre as secretarias que examinam a questão". (MR)



É preciso pressionar



José Bittencourt (PDT) elogiou a forma como os funcionários da Secretaria da Agricultura têm se manifestado em defesa de suas reivindicações: "legítima e democraticamente". Para o deputado é preciso convencer e pressionar o governo para que envie à Assembléia matéria que beneficie a categoria. Sua preocupação é com a situação de penúria vivida pelos profissionais da classe. (MR)



Cartas vendidas



O deputado Luciano Batista (PSB) comentou o caso, muito divulgado pela imprensa, das cartas de habilitação vendidas. O fato provocou a exoneração de delegados de trânsito pelo diretor do Detran. Segundo Batista, os delegados afastados não tinham acesso nem controle de auto-escolas, pois quem tem acesso a esse sistema é o Detran. "Agora, após apurados os fatos, ficou comprovado que os delegados afastados não tinham nada a ver com o problema das cartas vendidas. O que fizeram aos delegados foi covardia de quem não quer sair da cadeira do poder. O governador precisa saber disso. Tenho certeza de que ele vai tomar providências", finalizou o parlamentar. (BA)



Conferência de Direitos Humanos



O deputado José Candido (PT) comunicou que a Comissão de Direitos Humanos resolveu convocar para o próximo dia 27/9, no Sinsaúde, reunião para que sejam concluídas as discussões de delegados regionais e de entidades envolvidas na elaboração do texto final da Conferência Estadual de Direitos Humanos. Segundo o deputado, o documento será a contribuição de São Paulo para a Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que acontecerá em dezembro, em Brasília. "Convido todos os segmentos da sociedade civil e do poder público a comparecerem ao encontro no Sinsaúde, para que possamos regimentalmente participar da Conferência Nacional em Brasília". (BA)



Defendendo a natureza



Rita Passos (PV) comentou que há quatro anos vêm sendo feitos estudos para a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) nas margens do Rio Tietê. "Segundo estudos de entidades ambientalistas, para que fosse realizada a obra teriam de ser inundados mais de 120 hectares de terra, dentre eles muitos pertencentes à Mata Atlântica. Tentei conversar com a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e não obtive sucesso. Agora, a secretária afirma que a mobilização dos ambientalistas trata-se de oportunismo de grupos interessados em auto-promoção. Respondo que o importante é que defendamos a natureza." (BA)



Direito à educação



"Nesta segunda-feira, 22/9, acionei o Ministério Público para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de ser restituída a grade de ensino anteriormente em vigor na cidade de São Paulo. A atual prefeitura, além de ter reduzido as aulas semanais de ensino básico de 25 para 15, tem permitido a superlotação nas salas de aula, que agora têm mais de 40 estudantes. Pela lei, todos têm direito de acesso à educação e a eles devem ser dadas garantias constitucionais desse direito. O que a prefeitura tem feito é dificultar o acesso ao estudo, cortando aulas e dificultando o ingresso dos alunos no ensino básico", declarou Carlos Giannazi (PSOL). (BA)



Visitas



A Assembléia Legislativa recebeu nesta terça-feira, 23/9, a visita dos alunos e professores da Escola Estadual Francisco Queiroz, de Nazaré Paulista.

alesp