Preservação das nascentes do Sistema Cantareira


12/12/2008 20:19

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PERUGINI DEPUTADO MINEIRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT) reuniu-se na quinta-feira, 11/12, com Almir Paraca, deputado petista da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para tratar sobre o sistema Cantareira, banco de águas que abastece cidades das regiões de Piracicaba, Campinas, além de 48% da capital. As principais nascentes do sistema encontram-se em Minas Gerais, daí a importância da agenda em Belo Horizonte.

A proposta da deputada é de que as Assembléias paulista e mineira possam atuar juntas em ações de visem a preservação e recuperação dessas nascentes. "O sistema Cantareira é fundamental para o abastecimento das cidades. Portanto, é um debate necessário", argumentou a deputada que coordena a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Sistema Cantareira é um dos maiores do mundo. Sua área total tem 228 mil hectares e abrange 12 municípios, quatro deles em Minas Gerais (Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí-Mirim) e oito em São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem). A água produzida pelo Sistema Cantareira abastece 8,8 milhões de pessoas da capital e dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp