Parlamentar conhece política educacional de Nova Iorque


18/06/2010 12:10

Compartilhar:


Acompanhado de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o ex-governador Geraldo Alckmin foi conhecer detalhes da política educacional da cidade nova-iorquina, considerada uma das mais eficientes dos Estados Unidos, com 75% das escolas avaliadas com conceito A e 17% com média B. Alckmin se reuniu na terça-feira, 15/6, com o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, que está em seu terceiro mandato.

Paulo Alexandre afirma que o encontro teve por objetivo buscar mais informações sobre o projeto executado pelo prefeito na área educacional, principalmente no programa de integração escola-comunidade. A iniciativa da prefeitura local foi fundamental para melhorar a qualidade do ensino e reduzir os índices de violência escolar.

"O Geraldo também tem muito experiência nesse trabalho de integração, pois foi o idealizador do Escola da Família, programa que permitiu a abertura de todas as escolas estaduais aos finais de semana para a comunidade e a família. Uma ação que foi premiada pela Unesco, servindo de modelo para outros países", explicou o deputado, que foi secretário adjunto do Estado da Educação no governo de Alckmin.

Em clima de muita cordialidade e simpatia, o prefeito de Nova Iorque foi presenteado com a camisa oficial da Seleção Brasileira. Ele fez questão de pousar para as fotos com a camisa do time de Dunga, que momentos antes havia derrotado a Coreia do Norte pelo placar de 2 a 1.

Assim como São Paulo, Nova Iorque recebe cidadãos de várias partes do mundo. Mais de 2 milhões de moradores são de origem hispânica. Os afroamericanos são 1, 9 milhão. Brancos totalizam cerca de 2 milhões. Uma em cada 36 pessoas nos Estados Unidos vive na cidade.

A rede de ensino de Nova Iorque é formada por mais de 1.500 escolas, 77 mil professores e mais de 1 milhão de alunos, da creche a 12ª série (high school). Por ano, o governo local gasta cerca de 17 mil dólares para manter cada aluno. A freqüência média dos estudantes é de 90%.

A rede possui ainda 184 mil alunos especiais em idade escolar, sendo que cerca de 160 mil estão matriculados na rede pública. Outros 22 mil na pré-escola (21 mil na rede privada). A média é de 26 alunos por sala (8ª série).

Outro referencial positivo é o nível de escolaridade. Um terço da população possui diploma de bacharel ou níveis escolares superiores, média maior que a nacional (28%).

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp