Reitores apresentam nova versão do plano para aumento de vagas nas universidades

Deputados querem dados mais precisos sobre a forma de aplicação dos recursos orçamentários (com fotos)
03/10/2001 19:39

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruesp) apresentou nesta quarta-feira, 3/10, a deputados da comissão de acompanhamento, nova proposta de expansão do ensino superior. Para concretizá-la, as universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) contarão com recursos de cerca de 50,4 milhões de reais no orçamento para 2002, anunciados pelo governo estadual. O projeto de lei do Orçamento para o ano que vem foi entregue à Assembléia no dia 28 de setembro.

As alterações na proposta feita anteriormente resultam, em grande parte, das discussões ocorridas durante audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa em 22 de agosto passado. Na nova versão, por exemplo, as 47 mil vagas a serem criadas em cursos seqüenciais e básicos (que têm viés profissionalizante e menor duração que a graduação convencional) em 2002/2003 caíram para 1.500, em projetos-piloto gerenciados pelas universidades. "Sentimos, na audiência pública, uma reação muito forte aos cursos seqüenciais", esclareceu Hermano Tavares, reitor da Unicamp e presidente do Cruesp. "Acho uma pena essa redução, porque poderíamos criar um modelo diferente, com cursos menores", lamentou o deputado Sidney Beraldo (PSDB).

/N+/ Insatisfação./N-/ Os deputados também se mostraram insatisfeitos quanto à falta de definição, no plano apresentado, de dados mais precisos sobre o uso de recursos. "Gostaríamos de saber quanto e em que cursos eles serão aplicados", afirmou Claury Alves da Silva (PTB). "Espero que o Cruesp nos abasteça o mais rapidamente possível com informações objetivas. Do contrário, haverá emendas ao Orçamento 2002 para vincular a aplicação de recursos à criação de vagas", disse Cesar Callegari (PSB).

"Transformar essa proposta de política pública em plano operacional é complexo", rebateu o reitor da USP, Jacques Marcovitch. Ele e Tavares destacaram, entre outros aspectos, que a tramitação dessas questões nos Conselhos Universitários de cada instituição demanda tempo.

O plano propõe, para 2002/2003, a criação de 3 mil novas vagas em cursos tradicionais de graduação; 1.092 delas já foram aprovadas pelos Conselhos Universitários. Para isso seriam destinados 21,6 milhões de reais, mas a proposta não especifica como elas se distribuirão, nem quanto será gasto em custeio para criação de novos campi e infra-estrutura.

Entre as metas do plano estão também programas de apoio a cursos profissionalizantes de nível superior e à formação de professores para o ensino básico. A reunião entre reitores e parlamentares contou ainda com a participação dos deputados Jamil Murad (PCdoB) e Caldini Crespo (PFL) e o vice-reitor da Unesp, Paulo César Razuk.

alesp