Índice mede Participação Cidadã no Brasil e na América Latina


20/10/2005 16:13

Compartilhar:


A Rede Interamericana pela Democracia (RID), formada neste momento por 394 organizações de 23 paises das Américas, junto com o Movimento Voto Consciente no Brasil, divulga pelo segundo ano consecutivo o Índice de Participação Cidadã (IPC), no dia 27 de outubro, às 10h30, na sede do Instituto do Legislativo Paulista, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O IPC é um instrumento para avaliar o estado atual de participação cidadã nas questões de interesse comum para o desenvolvimento da sociedade, uma ferramenta que permite comparar a evolução ano a ano. O índice tem três componentes na sua formação: o Índice de Participação Direta, Opinativa e Eleitoral. Os resultados são ponderados por sexo, grupos de idade e nível socioeconômico.

Grupos escolhidos por amostragem responderam a questões fechadas que indicaram os diferentes componentes e formas de participação cidadã em cada um dos países questionados. O índice será lançado em oito países, Argentina, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Brasil, Chile e México, onde já havia sido realizado o IPC no ano de 2004, além da Bolívia.

Para que o índice pudesse ser amplo e representativo de todo o território nacional, o levantamento foi realizado através de entrevista telefônica de mil pessoas, maiores de 18 anos, residentes em seis capitais. Em São Paulo foram ouvidas 400 pessoas, no Rio de Janeiro, 200, e em Recife, Porto Alegre, Manaus e Goiânia, 100 pessoas em cada cidade.

No tema participação eleitoral, por exemplo, uma das questões foi: "Qual a probabilidade de votar nas próximas eleições presidenciais?" Também avaliou-se o grau de apego em relação à democracia, ou seja, quanto o cidadão está valorizando e prefere o regime democrático.

alesp