Deputada cobra ativação de laboratório no hospital de Santos


02/06/2005 10:47

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) voltou a cobrar explicações do governo do Estado sobre a demora para ativação do Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. O laboratório está pronto, funcionários já foram treinados e há disponibilidade dos kits para os exames, "o que torna incompreensível esta situação que se arrasta, sem explicações". A parlamentar também está reivindicando a instalação de uma Unidade de Fígado no hospital, devido à alta incidência de doenças hepáticas na região.

No final de março, a deputada já havia cobrado providências ao governo do Estado, para que o Laboratório de Biologia Molecular fosse rapidamente ativado. Não obteve resposta. O diagnóstico laboratorial das hepatites virais é realizado com provas bioquímicas, sorológicas e de biologia molecular. A doença acomete 170 milhões de pessoas no mundo e quatro milhões de brasileiros.

A mais preocupante das hepatites virais é a do tipo C. "Temos entre cinco e seis novos diagnósticos da doença por semana, em nossa região. Portanto, é fundamental a autonomia na realização dos exames de biologia molecular", reitera a deputada Prandi. A informação sobre o número de casos está contida em ofício que a parlamentar encaminhou ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barrada Baratas.

Unidade de Fígado

A parlamentar, que participou da luta para que o Guilherme Álvaro passasse a ser uma unidade de referência no tratamento das hepatites virais, aponta, também, a

necessidade de o hospital dispor de uma unidade específica para tratamento do fígado. Prandi lembra que a hepatite C é a principal causa de cirrose e a grande responsável pelo aumento crescente da fila do transplante de fígado. "Muitas vezes, o portador de hepatites virais, em especial a hepatite C, apresenta restrições ao tratamento. Então, é preciso fazer de tudo para que seu fígado seja preservado", enfatiza Prandi.

email: mlprandi@al.sp.gov.br

alesp