Perfil das Lideranças Partidárias


13/04/2005 17:55

Compartilhar:


Estão definidos todos os novos líderes partidários da Assembléia Legislativa. Os líderes são os porta-vozes das representações partidárias junto aos órgãos do legislativo. Anualmente, no início de cada sessão legislativa, as bancadas indicam seus líderes à Mesa Diretora da Casa. Também o governador pode indicar um deputado para exercer a função de líder do Governo, ao qual se aplicam as mesmas disposições regimentais conferidas aos líderes de bancada. Veja a seguir quem são os novos líderes.



ADILSON BARROSO - PSC

Adilson Barroso tem 40 anos. Com formação técnica em administração de empresas e teologia, é empresário do ramo de isolamento térmico industrial. Foi cortador de cana e colhedor de algodão e de amendoim. Em 1988, elegeu-se vereador em Barrinha (SP), sendo reeleito em 1992. Em 1996 e 2000, foi eleito vice-prefeito da cidade. É membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Ribeirão Preto. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. É autor, entre outros, dos projetos de lei que criam a Câmara Comum das Regiões Metropolitanas e o Dia do Evangelho. É o presidente do PSC no Estado.



ARNALDO JARDIM - PPS

Atual líder do PPS na Assembléia, o engenheiro Arnaldo Jardim iniciou sua vida política no movimento estudantil, na Escola Politécnica da USP. Elegeu-se deputado em 1986 e, no segundo mandato, foi líder do Governo e do PMDB. Foi relator do anteprojeto de Constituição Estadual e autor da lei que instituiu a carteira de prevenção ao câncer ginecológico e mamário. Em 1992-93, foi secretário estadual da Habitação. Em 1999, foi relator geral do Fórum São Paulo Século XXI. Hoje, coordena as Frentes Parlamentares pela Habitação, pela Energia Limpa e Renovável e pelo Cooperativismo Paulista.



BALEIA ROSSI - PMDB

Luís Felipe Baleia Tenuto Rossi conta que sua trajetória política começou aos 20 anos, como o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Conta ainda que, aos 28 anos, em seu terceiro mandato, foi o vereador mais votado da história da cidade. Aos 30, elegeu-se deputado, com mais de 77 mil votos. Bacharel em direito, foi vice-presidente da Câmara e secretário municipal de Esportes. Sua atuação tem se voltado sobretudo para a defesa de interesses que conduzem ao fortalecimento da família. É um incentivador de práticas ecológicas e esportivas e que afastem os jovens da violência das ruas.



CAMPOS DE MACHADO " PTB

Advogado criminalista, Antônio Carlos de Campos Machado ingressou na política pelas mãos de Jânio Quadros. Eleito deputado pela primeira vez em 1990, reelegeu-se seguidamente. Em 2002, obteve 145.647 votos. Campos Machado é autor de cerca de 90 leis aprovadas em plenário, entre elas a que prevê benefícios fiscais para empresas em que pelo menos 30% de seus funcionários tenham mais de 40 anos de idade. Foi conduzido pela 11ª vez consecutiva à liderança do PTB na Assembléia, fato inédito na história da Casa, afirma. É autor das propostas de criação das CPIs dos Bingos (1995) e da Telefônica (1999).

CONTE LOPES " PP

"Eleito para o quinto mandato consecutivo, com cerca de 207 mil votos, Conte Lopes, 57 anos, paulistano, formado em direito, é capitão da Polícia Militar e detentor da Láurea de Mérito Pessoal em primeiro grau. Em 1998, foi o segundo deputado mais votado no Estado. Atuou como membro da CPI do Crime Organizado (1997) e da CPI do Narcotráfico (1999). Em 2001, foi escolhido líder do PPB (hoje, PP) na ALESP e membro da CPI do Sistema Prisional. Em março de 2003, foi reconduzido à liderança do partido. É autor do livro ""Matar ou Morrer"", no qual relata as principais ocorrências de sua vida como policial."

EDSON APARECIDO - DO GOVERNO

Edson Aparecido, 47 anos, é historiador formado pela PUC-SP. Iniciou sua vida política na década de 70, no movimento estudantil. Integrou os movimentos pela Anistia, pelas Eleições Diretas e pela Constituinte. Sua militância partidária começou no PC do B e depois ingressou no antigo MDB. Em 1989, foi um dos fundadores do PSDB. Atuou na coordenação das campanhas de Mário Covas à Presidência (89) e ao Governo do Estado (90), na de José Serra ao Senado (94) e na de Geraldo Alckmin ao Governo do Estado (2002). Foi assessor político do ministro Sérgio Motta (Comunicações) e presidente do Diretório Regional do PSDB por duas gestões. Exerce o segundo mandato como deputado. Integrou a coordenação de campanha de Serra à Prefeitura. Atualmente preside o PSDB da capital.

EDMIR CHEDID " PFL

Advogado e empresário, Edmir Chedid foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de Serra Negra. No PFL, foi presidente do Diretório Municipal de Serra Negra e 2º tesoureiro estadual. Atualmente, é presidente do Diretório Municipal de Bragança Paulista e membro da Comissão Executiva Estadual. Este é seu terceiro mandato consecutivo de deputado. Foi líder da bancada do PFL (1998-2001) e 2º vice-presidente da Casa (2001-03). Presidiu a CPI dos Combustíveis e a Comissão de Fiscalização e Controle. Foi relator da CPI dos Pedágios. Preside a Comissão de Assuntos Metropolitanos.

GIBA MARSON " PV

Giba Marson, 51 anos, jornalista e pequeno empresário, obteve três mandatos na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Em 2000, elegeu-se pela terceira vez, quando foi o vereador mais votado do município e o mais votado do PV no Estado, afirma. Em 2002, tornou-se um dos representantes do PV no Parlamento paulista, com 34.895 votos. Seu trabalho tem se pautado na melhoria da qualidade de vida do cidadão, em seus direitos e deveres com relação ao meio ambiente, no ecoturismo e sua sustentabilidade e na política estadual de resíduos sólidos. Foi líder do PV na ALESP.

JOSÉ DILSON " PDT

"Médico consultor do ""Programa do Ratinho"" (SBT), onde atua voluntariamente, o doutor José Dilson de Carvalho é empresário, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, pós-graduado em administração hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas, membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e autor do livro ""Fique de Bem com seu Peso"". Este é seu primeiro mandado de deputado (foi eleito com 58.198 votos). Vem trabalhando especialmente na área de defesa do consumidor. É autor de projeto de lei que proíbe a taxa de assinatura mensal de telefone. Preside o Diretório Municipal do PDT em Santo André."

JONAS DONIZETTE " PSB

Jonas Donizette Ferreira nasceu em Monte Belo (MG), em 1965, e mudou-se para Campinas em 1969, onde reside com a família. Estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e há 18 anos atua como radialista na cidade. Iniciou-se na política em 1992, como vereador. Em 1996 e 2000 reelegeu-se vereador, com a maior votação da cidade (cerca de 20 mil votos), afirma. Este é seu primeiro mandato de deputado, tendo obtido 39.095 votos. Só tomou posse em outubro de 2003, no lugar de Adilson Rossi, por decisão do TRE. Preside a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia.

NIVALDO SANTANA " PCdoB

Nivaldo Santana está em seu terceiro mandato de deputado. É presidente estadual do PC do B. Presidiu por nove anos o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema). Sua atuação parlamentar prioriza a defesa da gestão pública do saneamento e a destinação de mais recursos para o meio ambiente, assim como para a educação, ciência e tecnologia, moradia, saúde, cultura e esporte. Luta por um novo projeto de desenvolvimento econômico, com geração de empregos e valorização do trabalho. Participa do movimento em defesa da igualdade racial.

RENATO SIMÕES " PT

Eleito para seu terceiro mandato, Renato Simões é vice-líder do PT na Assembléia. É presidente da Comissão de Direitos Humanos, bem como membro da Comissão de Assuntos Internacionais e da Comissão Especial de Indenização aos Ex-Presos Políticos do Estado. Formado em filosofia pela PUC de Campinas, iniciou sua militância na Pastoral da Juventude. Participou da Pastoral Operária e das Comunidades Eclesiais de Base. Foi eleito pela Rádio Jovem Pan o melhor deputado estadual de 2001. Em 2002, recebeu a avaliação máxima do Movimento Voto Consciente. Foi relator da CPI do Narcotráfico.

RICARDO TRIPOLI " PSDB

Ricardo Tripoli está em seu quarto mandato de deputado, para o qual se elegeu com 120.746 votos. Começou sua carreira fazendo política estudantil na PUC-SP, onde se formou advogado. Eleito vereador em 1982, integrou o secretariado do prefeito Mário Covas. É um dos fundadores do PSDB. Foi presidente da Assembléia no biênio 1995-97. Foi secretário do Meio Ambiente dos governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin. É autor da ""Lei Tripoli para os Idosos"", da Lei para a Regularização e Preservação das Áreas de Mananciais e da Lei do ICMS Ecológico. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça no último biênio.

SOUZA SANTOS " PL

José Souza dos Santos, 40 anos, casado, é radialista com formação técnica em contabilidade. Foi o deputado mais votado no PL nas eleições de 2002, com 72.635 votos. Este é seu primeiro mandato de deputado. Dedicado a questões ligadas às relações de consumo, foi nomeado membro efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. É também membro efetivo da Comissão de Promoção Social. Tem seu reduto eleitoral em Campinas, Sorocaba, Limeira, Piracicaba, Jundiaí, Americana, Itu, Indaiatuba, Tatuí, Conchal e adjacências.

ZUZA ABDUL " PRP

Joseph Zuza Somaan Abdul Massih, 51 anos, é empresário e neto de imigrantes libaneses que vieram para o Brasil em 1885. Em Marília, foi presidente por mais de 15 anos do Clube Monte Líbano. Em 1996, elegeu-se vereador, com a maior votação do município, afirma. Em 1998, disputou uma cadeira de deputado na Assembléia pelo PRP, elegendo-se como único representante do partido. Em seu primeiro mandato, firmou amizade com o governador Mário Covas, estreitando os laços políticos entre Marília e o governo estadual. Reeleito em 2002, afirma que vem garantindo importantes conquistas para a região oeste do Estado.

alesp