Presidente do CEADEC é reeleito com nova diretoria

(com fotos)
05/03/2002 19:21

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), participou na noite desta segunda-feira, 4/3, da eleição da nova diretoria do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região (CEADEC), que tem novamente à presidência Carlos Roberto De Gáspari.

A eleição aconteceu um dia antes de a organização não-governamental completar três anos de existência. O CEADEC foi fundado em 5 de março de 1999, a partir da organização da empresa Hidro Phoenix e da Cooperativa Bandeirantes, empresas falimentares que passaram a ser administradas por cooperativas de produção formadas pelos funcionários.

O CEADEC também passou a trabalhar com a perspectiva de gerar emprego através da reciclagem. Desde a criação da Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba, através de uma parceria da Paróquia Cristo Rei, foram criadas mais seis cooperativas nas cidades de Votorantim, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Guapiara, Itapeva e Capão Bonito.

Segundo Gáspari, 165 catadores trabalham nas cooperativas da região. "Esses cooperados recebem uma assistência que vai desde cursos de qualificação profissional à retirada de documentos", explicou Gáspari. "Também criamos uma rede de comercialização integrada entre cooperativas de reciclagem no Estado de São Paulo, que contribui para que os catadores tenham um ganho melhor", completou.

A ONG também tem realizado atividades educativas junto à sociedade, como palestras sobre meio ambiente e reciclagem em escolas, e participado de congressos de catadores, tanto em âmbito local como nacional.

Hamilton Pereira, que juntamente com o CEADEC participou da organização do seminário "Desafio do Lixo", realizado no último mês de setembro na Assembléia Legislativa, destacou a importância e competência do trabalho realizado pelo CEADEC. "É impressionante o caminho trilhado pelo CEADEC, que em tão pouco tempo já se transformou numa referência não só na região como em todo o Estado", afirmou o deputado.

alesp