Em prol de fundo de pensão de portuários


12/05/2008 08:59

Compartilhar:


O presidente Lula determinou medidas de impacto imediatas, com aporte de recursos, para impedir a liquidação do Portus - fundo de pensão dos trabalhadores portuários. Segundo a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a posição de Lula foi manifestada na última quinta-feira, 8/5, durante reunião com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; da Previdência Social, Luiz Marinho; e dos Portos, Pedro Brito.

"Esta decisão de governo é fruto de uma grande articulação e da mobilização dos portuários, conduzindo à vitória", comemora a deputada, que tem participado das ações em defesa do Portus.

As últimas informações foram transmitidas à parlamentar, de Brasília, pelo presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Lírio Guterra. Ela também conversou com o senador Aloizio Mercadante. Nesta quarta-feira, eles haviam discutido a crise do Portus no gabinete do senador. "Os acontecimentos desta semana foram decisivos", avalia Prandi, referindo-se a dois fatos: a audiência pública que reuniu portuários de todo o Brasil, no Senado Federal, na terça-feira, e o encontro com Mercadante. "Conseguimos envolver todos os atores", conclui.

A expectativa é que essas medidas sejam confirmadas até a próxima quinta-feira, 15/5. Para a data, está agendada uma nova reunião dos trabalhadores portuários, em Brasília. "O desfecho é aguardado com grande expectativa. De minha parte volto a lembrar que, dos 13 mil titulares beneficiários do Portus, mais de cinco mil estão em Santos. Nossa cidade e região não podem suportar tamanho impacto", destaca Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp