Parabéns à CUT pelos 25 anos de luta

Opinião
21/08/2008 17:09

Compartilhar:


Um quarto de século é um período digno de respeito e louvor. A Central Única dos Trabalhadores, fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), ao qual compareceram mais de cinco mil delegados de todo o Brasil, completa seus 25 anos de lutas e conquistas para os trabalhadores do país.

Durante o 1° Congresso Nacional, o plano de lutas aprovado pedia o fim da Lei de Segurança Nacional e eleições diretas para Presidente da República. Também constava o combate às políticas econômica e salarial do governo, contra o desemprego, pela reforma agrária, em defesa da liberdade e autonomia sindical, com o fim das intervenções em diversos Sindicatos.

Os objetivos da CUT são a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira em direção à democracia e ao socialismo. Para tanto, visa organizar, representar sindicalmente e dirigir numa perspectiva classista a luta dos trabalhadores brasileiros da cidade e do campo, do setor público e privado, dos ativos e inativos.

A CUT é a maior central sindical da América Latina e a 5ª maior do mundo, estando presente em todos os ramos de atividade econômica. Soma mais de 3 mil entidades filiadas e cerca de 7 milhões de associados, sobre uma base de aproximadamente 25 milhões de trabalhadores. A CUT-SP, a mais antiga central estadual, possui 17 subsedes e 306 sindicatos filiados, agregando 973 mil associados e representando 3,5 milhões de trabalhadores.

Muitas personalidades que ajudaram na construção de um Brasil melhor foram e são "cutistas", entre eles estão Chico Mendes, nosso presidente Lula, Augusto de Campos, e muitos outros companheiros importantes que ajudaram na consolidação da Central Sindical, uma das maiores ferramentas de luta do trabalhador brasileiro.

Dentre os desafios e mobilizações de âmbito nacional da CUT podemos citar conferências das classes trabalhadoras, dias de luta, campanhas salariais, greves, movimentos em defesa da previdência e marchas a Brasília e agora a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

Pertenço à CUT desde sua criação e balizo os mandatos parlamentares para os quais fui eleito " sempre pelo Partido dos Trabalhadores (PT) - pelas posições dessa Central. Participo do maior número possível de lutas, tantos quanto minhas energias permitem. Entre minhas principais iniciativas legislativas inspiradas na luta dos trabalhadores tenho orgulho de destacar o banimento do amianto (Lei Estadual 12.684/07), as portas de segurança nas agências bancárias (projeto de lei estadual aprovado) e o atendimento por psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas.



*Marcos Martins é deputado estadual pelo PT

alesp