Surto de dengue é motivo de preocupação na Comissão de Saúde e Higiene


11/05/2010 22:36

Compartilhar:

Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SAUDEHIGIENEMAU_9693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Comissão de Saúde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SAUDEHIGIENEdepsMAU_9675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Uebe Rezeck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SAUDEHIGIENEMAU_9695.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fausto Figueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SAUDEHIGIENEFaustoMAU_9670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião desta terça-feira, 11/5, os membros da Comissão de Saúde e Higiene demonstraram preocupação com o surto de dengue no Estado. De acordo com o deputado Fausto Figueira (PT), presidente da comissão, foram registrados 30 óbitos decorrentes de casos de dengue hemorrágica na Baixada Santista: "Nós todos temos de enfrentar a dengue, independentemente dos partidos políticos", enfatizou o deputado. Para ele, a omissão com relação à epidemia pode resultar em novos casos e novas mortes.

O próximo passo a ser dado pela comissão será a convocação de autoridades de saúde para abordarem as melhores técnicas de combate à doença. O deputado Marcos Martins (PT) também demonstrou sua preocupação com a questão, citando reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo. O texto diz que a epidemia de dengue deste ano já causou o maior número de mortes da história da doença no Estado: pelo menos 55.



Pauta



A comissão aprovou parecer favorável a Moção 20/2010, de autoria do deputado Edson Ferrarini (PTB), que apela ao presidente da República a fim de que seja proibido o consumo do Santo Daime até que sejam elaborados estudos que analisem os efeitos provocados pelas substâncias que compõem a bebida.

Na reunião também foi aprovado o parecer favorável a Moção 22/1020, de autoria da CPI do Erro Médico, que apela ao presidente da República para que determine a reestruturação e a ampliação do tratamento radioterápico no Brasil, haja vista que, atualmente, cerca de 140 mil portadores de câncer não têm acesso a esse tratamento.

Também foi aprovada cota do Processo 1623/2010, relativo a apuração a respeito da responsabilidade civil pela morte de oito recém-nascidos na maternidade do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Fausto Figueira (PT) mencionou que pretende visitar o local novamente no dia 1º de junho, reforçando o convite aos membros da comissão.

Também participaram da reunião João Barbosa (DEM), Luiz Carlos Gondim (PPS), Uebe Rezeck (PMDB) e Pedro Tobias (PSDB).

alesp