Homenagem a Israel Dias Novaes


15/06/2009 19:19

Compartilhar:


Antonio Salim Curiati (PP) propôs à Assembleia Legislativa que se faça justa homenagem ao grande político e homem, deputado Israel Dias Novaes, falecido na ultima semana, passando a denominar Centro Cultural Vergueiro Israel Dias Novaes a importante casa de cultura existente na capital paulista. "Mais do que o pesar pelo falecimento de tão ilustre figura, trata-se aqui de homenagear um dos grandes políticos do nosso Estado, chefe de família amoroso, verdadeiro exemplo a ser seguido pelos mais jovens", afirma o parlamentar.

Israel Dias Novaes nasceu em Avaré, vindo de uma família de grande espírito público, com vários de seus representantes tendo se destacado na política local e nacional. Seu irmão, Paulo Dias Novaes, médico, foi deputado federal. Seu tio, Paulo Araújo Novaes, foi prefeito de Avaré. Tendo tais exemplos familiares o jovem Israel Dias Novaes transferiu-se de Avaré para São Paulo onde estudou na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais na turma de 1943. Já nessa época voltava-se para a área cultural quando, como diretor do Centro Acadêmico Onze de Agosto, fundou e dirigiu o jornal O Libertador.

Como jornalista profissional foi redator e redator-chefe do jornal Correio Paulistano, redator dos jornais Diário da Noite, Correio Brasiliense e O Tempo, alem de colaborar com a Revista Brasileira de Poesia, com a Revista da Academia de Letras da Faculdade de Direito, tendo também publicado o livro Papel de Jornal, com seus principais ensaios e artigos. Foi durante vários anos membro da Academia Paulista de Letras, entidade que presidiu, e de inúmeras outras instituições culturais.

Na política sua atuação foi também destacada. Em 1956, durante a gestão de Jânio Quadros, foi chefe de gabinete da Secretaria de Governo, sendo responsável pela criação da Comissão Estadual de Literatura e o Conselho Estadual da Cultura. No ano de 1958 elegeu-se deputado estadual pela UDN, Reelegendo-se em 1962 e, com o fim do pluripartidarismo, em 1965, filiou-se à Arena. No ano seguinte ganhou eleição para a Câmara Federal, sendo eleito por mais duas vezes. Em 1978 foi eleito pela bancada da imprensa como o melhor deputado federal.

Deixou o mandato parlamentar em 1986, quando passou a dedicar-se ao jornalismo e a agropecuária. Israel Dias Novaes foi casado com dona Mariana Villares da Silva Novaes, com quem teve cinco filhos.



scuriati@al.sp.gov.br

alesp