Assinada declaração conjunta São Paulo-Buenos Aires para o desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária bovina


29/08/2000 19:47

Compartilhar:


As autoridades do Brasil e da Argentina presentes nesta terça-feira, 29/8, ao encontro Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina no Mercosul, e os representantes dos setores público e privado firmaram uma declaração conjunta com o objetivo de estabelecer estratégias para a gestão de ações coordenadas e de harmonização de medidas e processos que visam o desenvolvimento da cadeia produtiva carne - couro - calçado da Argentina e do Brasil e ainda uma maior participação conjunta no mercado globalizado.

Foi decidida a criação de mecanismos e instrumentos de participação de representantes dos segmentos oficiais e privados, dos Estados, para desenvolver ações para a harmonização e equivalência de medidas técnicas, sanitárias, de gestão de qualidade e da produção segura dos produtos desta cadeia para a plena satisfação do consumidor.

A definição de programas de capacitação técnica e treinamento de recursos humanos, para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e gestão; e também de sistemas de acompanhamento e da divulgação de dados e informações sobre mercados interno e externo, também são propostas que constam da declaração.

Outra proposta é a realização de eventos conjuntos para a promoção de produtos em feiras e em outros eventos realizados nos dois países.

Também consta do documento a celebração de convênios e acordos de cooperação técnica entre organismos oficiais e privados dos dois países, para o desenvolvimento de sistemas de gestão de qualidade, de preservação ambiental, relações de trabalho e otimização de processos produtivos da cadeia em sua totalidade.

O último item da declaração prevê a criação de um comitê, com representação dos setores públicos e privados presentes ao encontro, de forma a buscar uma maior inter-relação entre administrações públicas, entidades de classes e empresas privadas, coordenando os compromissos bilaterais de cooperação e de identificação de áreas de interesses comuns, como contribuição para a integração nacional e do Mercosul. O comitê será formado, por parte da Argentina, por um representante do governo nacional (Secretaria Geral da Presidência), um representante do governo provincial (Secretaria de Relações Econômicas Internacional e de Cooperação), por um parlamentar da Comissão do Mercosul da Câmara de Deputados da Província de Buenos Aires e um da Comissão Parlamentar Conjunta, e ainda um representante de cada segmento da cadeia produtiva. Para fazer parte do comitê, o Brasil deverá indicar, pelo governo federal, um representante do Ministério da Agricultura; pelo governo estadual, um representante da Secretaria da Agricultura e Abastecimento; pela representação parlamentar, um membro do Fórum Parlamentar para Assuntos Latino-Americanos da Assembléia Legislativa de São Paulo e um da Câmara dos Deputados; e ainda um representante de cada segmento da cadeia produtiva.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vanderlei Macris, encerrou o encontro afirmando que este foi mais um passo na integração das províncias irmãs, Buenos Aires e São Paulo e que a partir dessas reuniões se poderá fazer "um diagnóstico da grandeza do nosso bloco, prevendo um futuro de grandiosidade das nossas ações".

alesp