Projeto de Edir Sales evita resgate de presos


23/02/2001 16:09

Compartilhar:


Vários jornais da Capital veicularam matéria sobre o resgate de dois presidiários ocorrido, no último dia 21/2, quando ambos eram transportados de volta para o presídio após prestar depoimento em Vara Criminal distante.

"Já previa que esse tipo de resgate pudesse ocorrer quando apresentei meu projeto de lei que disciplina a construção de cadeiões em marginais de rodovias com varas criminais em anexo", destacou a deputada estadual Edir Sales (PL).

O projeto de Edir alerta para a situação de insegurança que representa o transporte de presos. "É uma verdadeira romaria de camburões atravessando a cidade e colocando a população em risco", afirmou Edir, lembrando que durante os resgates podem ocorrer tiroteios que venham a atingir pedestres.

"Atualmente o Estado tem grande despesa com esse procedimento, uma vez que precisa colocar viaturas e combustíveis à disposição da Justiça e também deslocar um considerável efetivo de policiais para fazer a escolta", destacou a deputada.

Para Edir, um dos maiores problemas dos sistemas prisional e judiciário é a morosidade na tramitação de processos. "A alocação de varas criminais ao lado de presídios possibilitaria a agilização de depoimentos e, conseqüentemente, dos processos."

"O Estado mantém os detentos de alta periculosidade num presídio de segurança máxima e depois os transporta em um veículo comum com apenas dois agentes penitenciários. Isso é uma incoerência", reforçou Edir.

A deputada espera que, diante da atual crise no sistema carcerário, o Legislativo vote o seu projeto e o governo o coloque em prática o mais breve possível.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6599)

alesp